Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:23:38
SAÚDE

Comércio não respeita fase do isolamento em Porto Velho

Mesmo depois da reclassificação de Porto Velho para a fase 1 do plano “Todos por Rondônia” que permite apenas a abertura de..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/07/2020 às 14h20min | Atualizado 01/07/2020 às 17h08min

Foto: Roni Carvalho

Mesmo depois da reclassificação de Porto Velho para a fase 1 do plano “Todos por Rondônia” que permite apenas a abertura de serviços essenciais e entrega de delivey, boa parte do comércio continua funcionando normalmente na Capital.

Na manhã de terça (01) foi possível encontrar o comércio de Porto Velho descumprindo a nova fase. Nos centros comerciais os serviços não essenciais continuaram abertos descumprindo o plano de ação para conter a Covid-19.

O plano de ação foi reconsiderado devido elevação de contaminação e número de óbitos da Capital. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) somente já foram diagnosticados 13.133 casos e contabilizados 365 óbitos na Capital.

A medida proposta pelo Governo que retorna a fase 1 visa evitar o avanço da pandemia na Capital e no interior do estado. Em Porto Velho a rede municipal tem 70 leitos de Upas para atendimentos de emergenciais, 31 ambulâncias distribuídas nas unidades de saúde da Capital e dos distritos. Porém a falta de profissionais disponíveis e medicamentos é o maior desafio.

Durante o novo isolamento social a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos também vai manter o funcionamento das feiras livres e dos mercados municipais.

Segundo o subsecretário municipal de Serviços Básicos, Rainey Viana, “Servir e manipular comida no nas feiras livres continuam proibidos. Além disso, todos devem usar máscara e disponibilizar álcool em gel para os frequentadores. As bancas continuam padronizadas no tamanho de 3 metros e os corredores entre elas também continuam mais largos e mais arejados, tudo focado no cuidado à saúde das pessoas”.

De acordo com Viana, as medidas sanitárias devem ser obedecidas para evitar a disseminação do novo coronavírus por todos os feirantes e frequentadores dos locais.



Deixe o seu comentário