Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:25:35
Diário da Amazônia

Como achar o curso ideal para o mercado de trabalho pós-quarentena?

A pandemia da Covid-19 colocou o mundo em espera, seja por uma situação sanitária mais segura, por uma vacina ou por condições de..

A- A+

Publicado: 26/05/2020 às 14h44min | Atualizado 30/05/2020 às 10h07min

A pandemia da Covid-19 colocou o mundo em espera, seja por uma situação sanitária mais segura, por uma vacina ou por condições de descobrir como será o “novo normal” após o impacto causado pelo novo coronavírus.

Um dos principais desdobramentos deste cenário está relacionado ao mercado de trabalho. Com a orientação, por parte dos órgãos de saúde, de isolamento social, muitas empresas tiveram que adotar o trabalho em home office. 

Mas, no geral, com a quarentena, muitos trabalhadores se viram sem opções de renda ou acabaram sendo desligados das empresas, visto que a grande maioria delas foi afetada em maior ou menor proporção. 

O período despertou um desejo por novos saberes e  atividades complementares e fez com que aumentasse a demanda por cursos oferecidos via Internet. Prova disso é que a procura pelo termo “cursos online” atingiu seu pico de popularidade no Google na segunda quinzena de março, significando um aumento de 400%. 

Buscar capacitação é uma boa forma de se preparar e estar apto a se encaixar em um novo contexto que pode exigir novas habilidades das pessoas. Afinal, é certo que a retomada virá. 

Popularidade do termo “cursos online”no Google sofreu aumento de 400%

O pulo do gato: aprendizagem ativa

Quem não está acostumado a fazer cursos pela Internet deve ter em mente que eles se baseiam na metodologia da aprendizagem ativa.

De uma forma bem simples, o conceito refere-se à construção de um processo pedagógico no qual a prioridade não é a simples transmissão de informação do professor para o aluno, como ocorre tradicionalmente offline, nas salas de aula.

Neste cenário, o fundamental é que o estudante seja o protagonista na construção dos conhecimentos e habilidades. 

Para obter sucesso na empreitada, portanto, é recomendável que o aluno defina metas e estabeleça um calendário de aprendizagem. E nada de mergulhar em várias frentes: o ideal é se dedicar a um curso por vez, não ter medo de compartilhar e sempre estar disposto a se desenvolver. 

Mas diante de tantas opções, pode surgir a dúvida: qual curso devo fazer?

Competências em destaque

Para responder ao questionamento, deve-se descobrir, dentre as opções possíveis, quais melhor se adaptam ao propósito que se pretende alcançar com a capacitação.

O documento “The Future of Jobs Report 2018” elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça, elencou as dez principais competências que são tendências para 2022:

• Análise e avaliação de sistemas;
• Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
• Criatividade, originalidade e iniciativa;
• Design e programação de tecnologia;
• Inteligência emocional;
• Liderança e influência social;
• Pensamento analítico e inovação;
• Pensamento e análise crítica;
• Solução de problemas complexos;
• Raciocínio, resolução de problemas e ideação.

Estas habilidades serão exercidas em profissões variadas – algumas que ainda estão surgindo, inclusive.

Neste campo, podemos citar desde o desenvolvimento de softwares, segurança de dados; passando por formações voltadas à saúde mental, biogenética e cuidados físicos, além de novas demandas relacionadas à área de marketing, por exemplo.

Para quem busca oportunidades em novos setores, a dica é ficar de olho nas capacitações relacionadas a essas temáticas.

Escolhido o tema, é necessário partir para a próxima etapa: onde encontrar o curso mais adequado aos projetos pessoais?

Comparar cursos online para decidir

Para ajudar a achar o curso ideal, uma boa ideia é utilizar um buscador de cursos online. A plataforma Classpert, por exemplo, reúne mais de 190 mil cursos online e é o maior catálogo voltado para este tipo de demanda.


Quem utiliza a ferramenta consegue obter informações detalhadas sobre preços, assistir às prévias das aulas, ler o plano de estudos e acessar a pontuação de cada curso online.

Também há respostas para quem procura programas com certificado, cursos gratuitos, de pagamento único ou no modelo de mensalidade.

No Classpert, é possível consultar informações sobre cursos de mais de 20 plataformas de ensino, como Udemy e Coursera, em mais de 15 idiomas.

Quem prefere um curso online aberto e massivo (MOOC), com certificados de instituições renomadas como Harvard, Stanford, Yale, Berkeley, MIT, USP, Insper, Unicamp, por exemplo, também encontra boas alternativas.

Ao optar pelo buscador, ganha-se tempo nas pesquisas e comparações entre as diversas ofertas. E o melhor, com respaldo de dados confiáveis a respeito de cada curso, o que torna mais fácil encontrar o curso ideal dentro do projeto de capacitação traçado.



Deixe o seu comentário