Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:10:36
VARIEDADES

Como deixar o seguro de carro mais barato?

Modelo do automóvel pode interferir no valor da apólice

A- A+

Publicado: 15/01/2024 às 13h20min

 

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

O seguro auto é um mecanismo fundamental para os proprietários de veículos, porque é uma forma de proporcionar maior segurança e comodidade ao motorista.

Porém, é comum a pessoa encontrar dificuldades em contratar esse serviço, principalmente pelo aspecto financeiro  pois, além do seguro, ter um veículo requer assumir outras despesas, como manutenção, IPVA, seguro obrigatório, entre outros.

Mas como então contratar uma apólice que cabe no bolso? Confira na sequência alguns aspectos que os especialistas no assunto apontam que devem ser observados.

Confira o valor do veículo a ser comprado

Para os que ainda não adquiriram um automóvel, a melhor orientação é observar o valor do seguro auto, considerando o modelo do carro que será comprado.

As seguradoras sempre avaliam o perfil do automóvel e o seu índice de sinistralidade, que diz respeito a possibilidades de roubo ou qualquer tipo de acidente que o carro possa sofrer.

Neste contexto, a orientação é que o motorista saiba estabelecer bem a relação entre custo e benefício antes de tomar qualquer decisão.

Pesquise antes de contratar uma seguradora

Além do valor do carro, outro ponto de atenção para o futuro segurado é verificar quais as seguradoras disponíveis no mercado, observando qual delas se adequa ao seu perfil.

Fechar um contrato com pressa pode resultar em frustração com um atendimento que não atenda as expectativas, sem falar no prejuízo financeiro.

Analise as coberturas adicionais

Além do seguro em si, é preciso avaliar as coberturas adicionais que podem compor uma apólice. Por exemplo, para os motoristas que trafegam por estradas irregulares, talvez seja melhor pensar em uma cobertura especial para os vidros.

Outro ponto fundamental é a cobertura para terceiros em casos de acidentes porque, no caso de contratos mais simples, nem sempre outros envolvidos em um sinistro estão contemplados.

Avalie a possibilidade de aumentar o prêmio ou pagar mais pela franquia

O prêmio consiste no valor a ser pago pelo seguro, já a franquia diz respeito a quantia que será destinada ao acioná-lo nos casos de sinistro.

Caso a pessoa opte por uma franquia normal, mais baixo será o valor do seguro. Por outro lado, optando pela franquia reduzida o valor da apólice ficará mais alto.

Mas qual deles é o melhor? Tudo vai depender da análise do segurado ao fechar o negócio, considerando as suas necessidades.

Invista em equipamentos de segurança

Algumas seguradoras podem dar descontos em apólices de veículos que já tenham dispositivos de segurança porque, se o carro já conta com esses atributos, a chance de ocorrer um roubo diminui.

Portanto, a orientação é que os motoristas instalem alarmes, rastreadores, bloqueadores e outros equipamentos tecnológicos, com o objetivo de, não só evitar ter um bem furtado, mas fazer com que o seguro fique mais barato.

Guarde o carro em locais seguros

Essa é uma orientação óbvia, porém, muito importante. Caso o seu carro fique estacionado em vias públicas durante a noite, inclusive em horários de trabalho, o valor do seguro sobe consideravelmente.

Portanto, seja em função do trabalho ou se a sua moradia não dispuser de uma garagem, a recomendação é considerar a possibilidade de investir em um estacionamento pago para guardar o carro.

Como escolher a melhor seguradora para o veículo?

Além do custo, é importante que a pessoa observe outros aspectos inerentes à seguradora, como itens contemplados na apólice, reputação da empresa no mercado, entre outras características.

Para fazer a melhor escolha no que se refere a essa questão, o melhor caminho é pesquisar e conversar com corretores especializados no segmento.

 

 



Deixe o seu comentário