Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:43:54
RONDÔNIA

Compras de Natal aquecem o comércio de Porto Velho

Faltando três semanas para o natal, o comércio de Porto Velho já está aquecido e demonstra que entrou no clima natalino, afinal, luzes,..

A- A+

Publicado: 06/12/2014 às 06h50min | Atualizado 29/04/2015 às 04h28min

A CDL realizará nos próximos três domingos o Projeto Domingão na zona Leste, Sul e no centro de Porto Velho

A CDL realizará nos próximos três domingos o Projeto Domingão na zona Leste, Sul e no centro de Porto Velho

Faltando três semanas para o natal, o comércio de Porto Velho já está aquecido e demonstra que entrou no clima natalino, afinal, luzes, pisca-piscas, brinquedos e acessórios que sugerem ser opções de presentes não faltam nas vitrines e nas bancas, no comércio informal. Promoções e liquidações de estoque também convidam para o consumo neste período e para complementar, este mês a comunidade terá mais uma opção para fazer as compras natalinas: no projeto “Domingão”, que será realizado na zona Leste, Sul e no centro de Porto Velho e que neste domingo terá sua abertura oficial com a chegada do Papai Noel, na avenida Jatuarana.

Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com o apoio de várias instituições, o evento tem o objetivo de incentivar as vendas e com isso promover incremento na circulação de recursos no mercado portovelhense. Para este ano, as expectativas em relação as vendas de final de ano são as melhores, segundo Raniery Araújo Coelho, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio). “A perspectiva é de que a movimentação seja maior que nos anos anteriores. Mesmo com a incerteza que a economia vive e o momento difícil que persiste como legado da cheia do Madeira há setores que estão mais otimistas, como os de alimentação, bebidas e eletroeletrônicos que podem puxar este crescimento para 5% ou 6% e também influenciar os números de empregos”, diz Raniery.

Expectativa positiva nas vendas

Geraldo Cavalcante Ramos, presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), confirma a mesma expectativa positiva visando as vendas de final de ano. “O comerciante entende que a comunidade precisa ser amparada, com a prática de preços justos, que por si incentivam o comércio”, ressalta. “O comércio necessita dessa rotatividade para ajudar outros setores. Toda a comunidade passa a ter melhor poder aquisitivo em virtude dos preços, além disso bens e serviços aumentam em decorrência do baixo preço cobrado no mercado”, completa.

E o que não falta no comércio de Porto Velho são consumidores em busca de preço baixo. A adolescente Larissa Luppi, 14, acredita que houve aumento de preços nos produtos. “Estou pesquisando, mas acho que está tudo muito caro. Acho que os comerciantes aumentam o preço dos produtos, principalmente para crianças porque sabem que os pais estão procurando. Eu e minha mãe já abrimos mão dos presentes por causa dos preços”, diz.

Em duas lojas de variedades pesquisadas pelo Diário, seus representantes afirmam que os produtos mais procurados, até o momento, são variedades, a maioria pequenos produtos: “os clientes compram de tudo, pisca-pisca, enfeites de natal, guarda-chuva, capa para celular e pequenas lembrancinhas, como ferramentas e fone de ouvido”, explica Rebecca Izanara, 19, atendente.

Lembraçinhas de Natal animam os vendendores

Lembraçinhas de Natal animam os vendendores

Aumento nas vendas deve chegar a  4% 

No Estado de Rondônia foi realizado uma sondagem com mais de cem empresários e o resultado indica possível aumento nas vendas de 4% em relação ao ano passado e contratação de cerca de 6.800 temporários, das quais cerca de 2.870 em Porto Velho.
A estimativa é a de que, no final do ano, as vendas em Rondônia movimentem cerca de R$ 870 milhões, dos quais cerca de 41% derivam dos recursos injetados pelo setor público com os pagamentos de pessoal e décimo terceiro.

Vendas no Porto Velho Shopping devem crescer 15%

Vendas no Porto Velho Shopping devem crescer 15%

Shopping

Enquanto as vendas de Natal no Brasil devem crescer 3%, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), no Porto Velho Shopping a expectativa de crescimento é de 15%, compradas com o mesmo período de 2013. Para incentivar as compras o Shopping vai sortear um veículo, no dia 30 de dezembro.
Seis anos após a inauguração do Shopping e com um ano de expansão, são mais de 200 operações que juntas caminham para fechar o ano com 480 milhões de reais em vendas, um crescimento acumulado de 23%, comparado com 2013.

Domingão

A abertura do projeto Domingão será neste domingo, 07, com a chegada do Papai Noel, na avenida Jatuarana, na zona Sul da Capital, mas o evento será realizado, também, na zona Leste, na avenida José Amador dos Reis e no centro, na avenida Sete de Setembro, em outros dias, nos próximos finais de semana que antecedem o natal.

Além de poder fazer suas compras, ou pesquisar os preços, os consumidores terão a sua disposição, água mineral, refrigerante, pipoca e as crianças poderão brincar no pula-pula, esses atrativos estão sendo oferecidos de maneira gratuita. “O evento é uma boa oportunidade para aqueles que não dispõem de tempo durante a semana, para realizarem suas compras de natal” destaca Raniery Coelho.

Público esperando de 20 mil pessoas  

Segundo Edson Gazoni, presidente da CDL, as ruas serão interditadas para proporcionar mais segurança aos consumidores. “É momento para que as pessoas façam suas pesquisas com tranquilidade e mesmo contribuam com o objetivo do evento que é aquecer as vendas natalinas”, diz Gazoni.
Este ano a CDL vai realizar o evento durante três domingos consecutivos, todos com início às 08 horas e com término às 20h. Essa é a terceira edição do projeto no comércio local. Na zona Leste, o evento será realizado no dia 14 de dezembro. Nos eventos realizados na zona Sul e Leste, o Sesc estará presente oferecendo atividades físicas, recreativas e educacionais, com leituras através do BiblioSesc.

O Senac também ofertará atividades de corte de cabelo e orientação nutricional, além de ter um ponto de atendimento com divulgação dos cursos do Pronatec. O último evento do projeto Domingão será realizado no dia 21 de dezembro, na avenida Sete de Setembro. Neste, o Sesc participará somente com atividades de recreação.

Em todos os eventos acontecerão sorteios de vale-compras, além da presença do Papai Noel que também distribuirá sacolinhas para as crianças. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas participem do projeto durante esses três dias.

 



Deixe o seu comentário