Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:37:43
RONDÔNIA

Comunidade é beneficiada com distribuição de água potável

Até o fim do ano, outras duas unidades devem ser instaladas, na Gleba Aliança e na Vila Calderita

Por Redação / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 31/08/2020 às 11h35min | Atualizado 31/08/2020 às 11h50min

Na manhã da última sexta (28), 80 famílias residentes da Comunidade Agrovila Rio Verde, localizadas na Estrada da Penal, às margens do Rio Jamary, receberam o sistema de abastecimento de água tratada, denominado de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-z).

O sistema foi desenvolvido pela Superintendência Estadual da Funasa no Pará, em 2009, para levar água potável às populações rurais que ainda não tinham acesso ao serviço. A comunidade de Rio Verde é a primeira contemplada por uma unidade de SALTA-z em Porto Velho.

Até o fim do ano, outras duas unidades devem ser instaladas, na Gleba Aliança e na Vila Calderita / Fonte: Divulgação Prefeitura

A iniciativa só foi possível com a participação da Funasa, que doou à Prefeitura o kit com os equipamentos e ainda contou com a colaboração da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric). Enquanto os moradores da localidade deram a contrapartida ao benefício com a construção da estrutura e instalação da tubulação.

A Superintendência Regional da Funasa garante através de testes e exames que comprovam a qualidade ao detectar em 6,58 PH da água (níveis de acidez e basicidade (alcalinidade)) que são considerados altamente confiáveis pelo MS, inclusive, por reduzir índices de doenças que podem ser causadas pela falta de água tratada. Desta forma, promove a saúde e melhora a qualidade de vida dos moradores.

NOVAS UNIDADES

Até o fim do ano, outras duas unidades devem ser instaladas, pois já iniciaram a preparação da SALTA-z na Gleba de Aliança e na Vila Calderita. Segundo a Prefeitura o diferencial desta solução é praticidade, facilidade técnica e baixo custo operacional.

(Com informações da Prefeitura)

 



Deixe o seu comentário