Porto Velho/RO, 22 Março 2024 22:58:21
Diário da Amazônia

Confirmados 40 casos de câncer de pele

Entre os anos de 2006 e 2015, a Campanha de Combate ao Câncer de Pele, em Rondônia, analisou que foram feitos 6.320 exames.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 29/11/2016 às 05h55min

No último sábado (26) foi realizada, em Ji-Paraná, mais um edição do Dia ‘C’ de Combate ao Câncer de Pele. O evento, coordenado pelo Instituto da Pele, fez 240 atendimentos gratuitos no Parque de Exposições Hermínio Victoreli, também em apoio ao Dia do Bem. Dentre estes examinados, foram detectados 40 casos, conforme informações repassadas pelo presidente do Instituto, o dermatologista Dr. Silmar Regis Camarini.

O Dia ‘C’, em Rondônia, é um evento coordenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que designou os meses de dezembro como “Dezembro Laranja”, em referência ao sol e os males que ele provoca, caso a pessoa não se proteja corretamente. “Nós, dermatologistas, orientamos as pessoas a não se exporem ao sol no período das 10h às 15h, quando o calor está mais intenso. E, se for se expor, é importante usar um protetor solar de teor protetivo elevado, usar boné e/ou chapéu, e estar de camiseta, pois o protetor solar sozinho não proporciona a proteção adequada”, disse Camarini.

Números

Entre os anos de 2006 e 2015, a Campanha de Combate ao Câncer de Pele, em Rondônia, analisou que foram feitos 6.320 exames e constatados 786 novos casos. De acordo com dados do Instituto da Pele, os homens são os que mais contraem a doença, que são 20% dos examinados, já as mulheres ficam em segundo lugar, sendo que a doença é encontrada em apenas 14% das examinadas.

“O dados em Rondônia revelam números elevados de pessoas com Câncer de Pele, em razão de os raios solares serem mais intensos nessa região, e de as pessoas se preocuparem pouco em se proteger quando se expõem. A Campanha e o Dia ‘C’ é importante nesse sentido, pois sem uma conscientização prévia, as pessoas só irão saber dos riscos e danos, depois que contraírem a doença”, finalizou Camarini. (FP)



Deixe o seu comentário