Porto Velho/RO, 27 Março 2024 01:29:45
Diário da Amazônia

Confúcio abre ano letivo em Vilhena

O governador Confúcio Moura (PMDB) esteve no município de Vilhena durante a manhã de ontem, para realizar uma solenidade que marca..

A- A+

Publicado: 04/02/2015 às 09h09min | Atualizado 28/04/2015 às 12h03min

Governador do Estado, Confúcio Moura, em discurso na escola Maria Arlete Toledo, em Vilhena, na manhã de ontem

Governador do Estado, Confúcio Moura, em discurso na escola Maria Arlete Toledo, em Vilhena, na manhã de ontem

O governador Confúcio Moura (PMDB) esteve no município de Vilhena durante a manhã de ontem, para realizar uma solenidade que marca oficialmente a abertura do ano letivo no estado de Rondônia. O evento foi realizado na escola Maria Arlete Toledo e contou com a participação de dezenas de autoridades locais, a exemplo dos prefeitos Zé Rover (PP-Vilhena), Vanderlei Palhari (PMDB-Chupinguaia), João Miranda (PSDB-Pimenteiras do Oeste), Josemar Beatto (PSDC-Colorado do Oeste), Izael Dias (PTB-Cabixi), bem como vereadores de vários municípios, e até mesmo alunos da instituição de ensino e corpo docente de profissionais da educação que prestam serviço no município de Vilhena.

O que mais chamou a atenção no discurso do governador foi o fato de ele não mencionar grandes obras que destinou à educação no Estado, ou anunciar valores estrondosos de investimentos no setor. Ao contrário do que é comum aos políticos rondonienses, o chefe do Executivo estadual opinou que acredita em investimentos na educação da forma mais básica possível.

“O governo deve investir na educação apenas o que está relacionado ao feijão com arroz, o restante tem que ser feito pelas próprias escolas, e é por isso que elas têm autonomia para investirem seus próprios recursos”, relatou. Ao defender a teoria de que os diretores das escolas devem receber o dinheiro de investimentos das instituições que comandam, o governador conseguiu aplausos de apoio da plateia.

Confúcio Moura conseguiu, através de sua fala, manter a atenção dos inúmeros jovens presentes na solenidade quando citou que percebeu que um grupo de jovens estava trocando informações por seus aparelhos celulares através de suas redes sociais. O governador disse que se lembrou do tempo em que era menino, e que nunca pôde imaginar que a comunicação pudesse chegar a um ponto tão rápido como atualmente. “O governo deve incentivar tanto os professores, quanto os alunos a fomentar cada dia mais a troca de informações. Devemos sempre manter as escolas como o berço das ideias, e um local tão revolucionário quanto a rapidez da informação que um celular pode gerar”, discursou.

O governador de Rondônia fez questão de mencionar que defende a ideia de que haja políticas públicas voltadas à valorização dos professores, além da criação de interesse, por parte dos jovens, em querer se tornar um profissional da área. “Hoje já se fala em um ‘apagão’ de professores no Brasil. Temos que mudar essa situação o mais rápido possível”, disse.

Sintero

Durante a solenidade um grupo de filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) estive presente com faixas cobrando o governador Confúcio Moura (PMDB) acerca dos benefícios garantidos por ele mesmo em negociação com a agremiação no ano passado, e que ainda não entrou em vigor.

Apesar de silenciosa, e bastante pacífica, as faixas chamaram a atenção de todos, e Confúcio não se calou diante da cobrança. Ele fez questão de dizer que a manifestação se faz necessária em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à valorização da classe.

“É um começo de uma nova negociação que começa em abril, estamos preparando o pessoal, e temos que conversar o mais rápido possível. No todo, e em partes, temos que ceder, há alguns entraves burocráticos que fogem da minha competência, mas tenho certeza que chegaremos a um acordo”, arrematou.

Apresentação dos professores e palestra na Josino Brito

Apresentação dos professores e palestra na Josino Brito

Em cacoal houve análise dos alunos do ‘terceirão’

Em Cacoal, houve solenidade na Escola Estadual Josino Brito marcando o início do ano letivo. Segundo o diretor Evandro Luz, a escola que foi inaugurada há pouco mais de 10 anos, consegue atender nos três turnos cerca de 700 alunos. “Estamos felizes pelo incentivo que a educação estadual tem recebido. Iniciamos hoje as aulas com reformas na escola e ainda apoio para capacitação dos professores por meio do Pacto Nacional do Ensino Médio”, pontuou.
A solenidade no auditório da escola contou com a participação de alunos, representantes da Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), apresentação dos professores e palestra sobre o mercado de trabalho. “O ensino aqui é direcionado para alunos do Ensino Médio e atualmente a escola é referência no interior do Estado pelos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantindo resultados positivos para os alunos”, enfatizou Célia Klein, diretora pedagógica da CRE.

Para a aluna Mikaeli Karen, de 16 anos, contar com apoio da escola faz toda a diferença para a sua preparação neste ano, quando tem como foco ser aprovada no vestibular de biomedicina. “Além do mais, aqui nós participamos de diversos programas que nos ajudam ao ingresso no mercado”, contou. Conforme a diretoria da escola, mais de 50% dos alunos que saíram da escola depois de cursar o terceiro ano ingressaram na faculdade no ano passado. “Esse índice nos encoraja a continuar o trabalho preparando esses alunos para a vida”, expôs o diretor Evandro.

A CRE informou que nas escolas Nilo Coelho de Ministro Andreazza, Cora Coralina, Clodoaldo Nunes de Almeida e Bernardo Guimarães de Cacoal,as aulas serão retomadas à partir de quinta-feira, devido obras .



Deixe o seu comentário