Porto Velho/RO, 26 Março 2024 19:59:29
Diário da Amazônia

Congresso terá sistema paralelo de contagem sobre covid-19

O senador Confúcio Moura, que preside o colegiado, disse que o trabalho será realizado em conjunto com órgãos de controle

A- A+

Publicado: 09/06/2020 às 15h15min

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) informou que a comissão mista especial de acompanhamento da covid-19 (CN–Covid-19) vai buscar os dados estatísticos sobre a pandemia onde quer que eles estiverem. O parlamentar, que preside o colegiado, disse que senadores e deputados trabalharão em conjunto com órgãos de controle, com os tribunais de contas dos estados e com as secretarias estaduais de saúde. “Vamos colaborar com todos os órgãos de controle, com os tribunais de contas, as secretarias de saúde e com os governos estaduais para que a população possa ter esses dados de forma fidedigna”, disse o senador.

Para Confúcio Moura, ter informação de forma precisa é essencial para o direcionamento das políticas públicas de combate à doença no país. “A informação é importante para a condução do processo e não podemos trabalhar às cegas e sem esses dados, já que eles existem. Por isso, essa missão dada será cumprida”, acrescentou.

A decisão de incluir o Legislativo na publicação e consolidação de estatísticas relativas à pandemia foi tomada após o governo federal ter alterado a forma de divulgação dos números, o que causou reação de especialistas e de parlamentares, que acusam o Ministério da Saúde de falta de transparência.

Fonte: Agência Senado



Deixe o seu comentário