Porto Velho/RO, 19 Março 2024 07:44:10
VARIEDADES

Conheça a trajetória de silva do “vai lá sabido”

O programa começou a ser exibido na TV desde março de 2014.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/06/2017 às 05h25min | Atualizado 21/08/2018 às 15h01min

“As pessoas não sabem fazer humor sem colocar um palavrão pesado”, diz o artista

Com quase 200 mil inscritos no Youtube, e com exibição na telinha desde 2014 na RedeTV, e agora com conteúdo inédito todos os sábados na TV Gazeta. O canal humorístico Vai lá Sabido é um sucesso por todo o Brasil, por sua visibilidade permitir que o Estado cada vez mais tenha destaque no cenário nacional, na capital a equipe do programa recebeu Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Tendo seu início em 2012 os vídeos cresceram com o passar do tempo e o canal tomou maior proporção devido ao quadro narrando a cena, hoje o canal tem em apenas um de seus vídeos mais de 2 milhões de visualizações.

Entre trancos e barrancos o artista Silva que dá voz ao narrador do Vai lá Sabido começou sua carreira como radialista, trabalhou durante 18 anos no rádio, seu último trabalho como radialista foi na rádio Jovem Pan, na época a rádio fez um concurso na cidade e ele foi escolhido para ser locutor dentre 600 profissionais, mas devido ao preconceito local ele foi estudar teatro, algo que o ajudou a desenvolver suas imitações, mas o teatro também era pouco valorizado.

“O preconceito local aqui é muito grande, tudo que é de Porto Velho não presta, devido a este preconceito comecei a ficar irritado com isso, pois, eu passei dentre 600 profissionais e fui escolhido pela equipe de São Paulo, foi aí que comecei a perceber o preconceito que tem aqui, pois o programa não tinha o reconhecimento, só pelo fato de ser produzido na cidade”, disse o artista.

Foi através do rádio que o artista teve uma carreira como o cantor Doctor Silva, Sucesso nacional e internacional fez shows de 1999 até 2012, viajou pela Europa sendo o único brasileiro a cantar na Albânia, fez shows em Portugal, Espanha e Paris. Sempre contra a maré, não conseguiu juntar dinheiro, pois, na pressa de fazer sucesso ele assinou um documento pensando que era um contrato, mas, na verdade, era uma procuração onde colocava tudo nas mãos do seu antigo sócio.

Durante uma viagem internacional ele decidiu não fazer mais shows em outros países, já no Brasil com a ascensão do youtube, surgiu a ideia de produzir vídeos para a internet, foi nesta época em 2012 que surgiu o projeto do Vai lá Sabido, o sabido se refere a um outro tipo de humor, o humor inteligente, que não usa de apelos para ter graça. A principal ideia do programa era fazer com humor as questões políticas da cidade, para gerar uma melhoria. Algo que fechou muitas portas, como era uma ideia inovadora e ousada, nenhuma emissora na época quis apostar no programa. Para a internet ele fez um conteúdo mais leve, com o quadro narrando a cena, satirizando situações engraçadas. O programa começou a ser exibido na TV desde março de 2014, há três anos na programação local o artista fala como foi o começo:

“O Vai lá Sabido tem um formato diferente de qualquer programa, a gente tinha uma ideia de fazer um humor em forma de protesto, as pessoas gostam de fazer protestos nas ruas, nós queríamos fazer a mesma coisa, mas com o viés do humor, contando piada, na época não existia, todo mundo no início falava que eu era louco, mas aos poucos as pessoas foram entendendo, tanto é que o programa Vai lá Sabido tem três anos “, comenta Silva.

O programa propaga o humor rondoniense para todo o Brasil, tanto é que recebeu um prêmio de Voto de Louvor na Assembleia Legislativa de Porto Velho no último dia (2). Sobre os limites do humor o artista explica:

“As pessoas não sabem fazer humor sem colocar um palavrão pesado, eu sou contra este tipo de humor, principalmente na internet onde várias pessoas podem ver o seu conteúdo, inclusive as crianças, nós temos um público infantil, quando eu coloco a peruca e a dentadura e vou para a rua, fico cercado de crianças, precisa existir o respeito no humor, muitos comentários que recebo é que o programa pode ser assistido por toda a família”, comenta o humorista.

Quebramos dois preconceitos, pois o nortista e o nordestino no Sul ele é muito discriminado, principalmente nas grandes capitais como Curitiba, São Paulo e Rio, o canal tem muito alcance. Nosso público maior é do Nordeste, enquanto eu converso aqui, vários e-mails estão chegando do pessoal, para agradecer e sugerir vídeos.

É a equipe e o próprio Silva que fazem o programa acontecer, trabalho que não é tão fácil, são eles que gravam, editam e publicam os vídeos na internet, há três anos que o canal existe e não possui nenhum patrocínio, existe apenas parcerias. Com novos projetos, Silva pretende estrear um stand-up no qual contará causos da sua vida. Fora a internet, o programa Vai lá Sabido é exibido aos domingos às 22h30, com edições inéditas na TV Gazeta, e aos sábados às 17h na RedeTV.



Deixe o seu comentário