Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:18:08
Diário da Amazônia

Conheça um pouco sobre investimentos para iniciantes

A primeira coisa que devemos nos perguntar: é válido investir quando estiver endividado?

A- A+

Publicado: 17/06/2020 às 11h31min

Foto: Lucky336/Getty Images/iStockphoto

Quando começamos a planejar sobre como gerir nossas finanças e onde vamos aplicar nosso suado dinheirinho, é normal logo pesquisar onde os bem sucedidos investem suas fortunas. Isso acontece porque tendo um capital disponível, o melhor a fazer é investir para viabilizar mais rapidamente a construção de um patrimônio sólido e a aquisição de uma maior rentabilidade.

Logo, se você dispor alguns minutos do seu tempo, falaremos de alguns investimentos que pode lhe trazer bons resultados.

O mais comum é que só analisemos essa ocasião quando os nossos cofres estão com alguma reserva, ou se a sorte nos sorrir com a contemplação de ganharmos na loteria. Ah! E se você é desses que adoram fazer uma “fezinha” e ficar milionário, para aí sim pensar em investir, existem alguns períodos do ano que as chances aumentam e muito. O mês de junho é um exemplo disso. Agora no dia 27, acontecerá a Quina de São João e a de 2020 trará uma premiação estimada em R$ 140 milhões. Com certeza você terá muitos motivos de sobra para investir, já que o prêmio lhe renderá um boa “grana” para esse tipo de aplicação.

Se você é iniciante nessa história de investimentos não se intimide. A maioria das pessoas costumam achar que investimentos só podem ser feitos se possuir grandes quantias e que o mercado financeiro é um lugar para os mais abastados.

Na verdade, atualmente existem possibilidades de se começar a investir com pouco dinheiro, como por exemplo no Tesouro Direto, que já possuem cotas iniciais de R$ 100 para os investidores iniciantes.

De acordo com os especialistas, independentemente do valor que você irá investir, jamais deverá ser feito de uma única vez, pois para se conseguir uma rentabilidade maior é interessante que se mantenha uma regularidade nos investimentos. Ademais, o caminho é que quanto mais cedo você começar, mais chance terá de aumentar seu patrimônio no futuro.

Se mesmo assim, lhe falta segurança para investir, passemos então a alguns conceitos básicos do mercado financeiro de um jeito descomplicado e mais direto.

A primeira coisa que devemos nos perguntar: é válido investir quando estiver endividado? A resposta não gira em torno do tamanho da sua dívida, mas sim de o quanto se pode lucrar fazendo o investimento. Logo, conclui-se que é válido investir, mesmo endividado, quando a aplicação trouxer uma rentabilidade maior que a dos juros cobrados, pois assim, a remuneração proveniente do investimento servirá para pagar o débito.

Os iniciantes no mercado financeiro, “de cara”, irão se assustar com as terminologias, já que esse mercado usa uma linguagem própria. Dessa forma, é interessante conhecer alguns termos que facilitação o seu caminho e farão com que você possa transitar com mais segurança nesse mercado.

Os mais usados são: Liquidez, Risco e Retorno.

Liquidez irá retratar qual o tamanho da dificuldade enfrentada para se resgatar um investimento. Quanto maior a liquidez, maior será o volume de operações realizados, ou seja, maior será o número de investidores que irão negociar esse tipo de aplicações.

O Risco representará as chances de o investimento não sair como o planejado, ou seja, não foge muito do conceito geral da palavra, onde deve ser analisada a possibilidade de que algo cause impacto sobre os resultados.

Por fim temos o Retorno, que nada mais é do que quanto será que o investidor lucrará com a aplicação financeira, geralmente aparece em forma de porcentagem ficando conhecido como rentabilidade.

Tenho certeza que depois de conhecer um pouco sobre esse mundo e a importância em investir, você ficou interessado em saber o que realmente importa. Quais os melhores investimentos? Por onde eu posso começar? Pois bem, após estabelecer seus objetivos e determinar qual a quantia que será investida, o próximo passo será conhecer os tipos de investimentos e basicamente existem dois: Renda Fixa e Variável.

A Fixa consiste em um título público ou privado, que é um empréstimo do seu dinheiro para uma instituição. Em contrapartida, você receberá uma taxa de rendimento, assim, são ganhos que podem variar de acordo com a performance dos investimentos. Como exemplos temos: Tesouro Direto, CBD, LC, Fundos de investimentos e muitos outros.

Já a variável, como o próprio nome sugere, você não possui um rendimento fixo, não existe uma garantia de um retorno futuro. Compreende aos investimentos feitos na Bolsa de valores, onde o mercado está em constante mudança a cada dia, refletindo as expectativas dos investidores. São alguns deles: Ações de empresas, findos de investimentos imobiliários e Commodities.

Uma dica bônus ao leitor e que está começando a investir, é priorizar os ativos de renda fixa, e o carro chefe é o Tesouro direto, pois além da segurança, oferecem rendimentos mais estáveis e menores variação de capital. Com o passar do tempo, você pode experimentar outros tipos de ativos e montar uma carteira mais diversificada. (A.I)



Deixe o seu comentário