Porto Velho/RO, 22 Março 2024 17:52:17
Diário da Amazônia

Cônsul da Bolívia visita a Assembleia Legislativa

O cônsul boliviano em Rondônia, José Alexander Gusmán Maldonado, visitou a Assembleia Legislativa onde foi recebido pelo deputado José..

A- A+

Publicado: 14/08/2018 às 10h41min

O cônsul boliviano Alexander Maldonado durante o encontro com o deputado José Lebrão (Divulgação)

O cônsul boliviano em Rondônia, José Alexander Gusmán Maldonado, visitou a Assembleia Legislativa onde foi recebido pelo deputado José Lebrão (MDB), 1º Secretario da Mesa Diretora. O encontro serviu para que fosse tratado sobre o intercâmbio Brasil-Bolívia. Maldonado ressaltou a necessidade de abertura de fronteiras para incrementar o comércio entre os dois países, além de reforçar o intercâmbio cultural e comercial.

Segundo Alexander, o departamento do Beni está abrindo suas fronteiras agrícolas e levando as experiências exitosas ocorridas no Brasil, em especial em Rondônia, nesta área, para copiar e levar ao seu país os modelos vitoriosos. Outros pontos levantados pelo cônsul boliviano se referem a saúde.

Ele mencionou que existe a necessidade de facilitar o acesso de pacientes e criar um intercâmbio entre a faculdade de medicina da fronteira com a Unir, com a finalidade de revalidar os diplomas dos egressos daquela instituição para que possam exercer a medicina no lado brasileiro.

Atualmente, segundo o cônsul Alexander Maldonado, a Bolívia importa quase tudo do Brasil, em especial os gêneros de primeira necessidade. “Vários empresários estão abrindo filiais na Bolívia, após a faixa dos 50 km, onde não há necessidade de ter um cidadão boliviano como sócio”, destacou Maldonado.

O deputado Lebrão, que é um grande batalhador e incentivador pela abertura comercial entre os dois países, informou que a partir de fevereiro de 2019 uma balsa iniciará o transporte na região de fronteira em Costa Marques na altura no Forte Príncipe da Beira.

Segundo o parlamentar, também será instalado no local um posto da Polícia Fazendária para fiscalização de cargas. “Os bolivianos possuem sal e uréia em abundância, de qualidade e necessitamos muito destes produtos para nosso setor agropecuário”, argumentou o deputado.



Deixe o seu comentário