Porto Velho/RO, 25 Março 2024 14:54:01
Diário da Amazônia

Cooperativas podem operar com o FNO

Banco da Amazônia autorizou as cooperativas de crédito operarem com o FNO.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/12/2017 às 06h10min

Reunião com lideranças cooperativistas aconteceu na cidade de Belém, no Estado do Pará

Mais uma conquista para o cooperativismo da Região Norte e em especial para Rondônia, que encerra o ano de 2017 com a aprovação do repasse do FNO para as Cooperativas de Crédito. O anuncio foi feito pelo presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, durante reunião com lideranças cooperativistas em Belém, nesta semana. Na decisão, o convênio assinado pelo Banco da Amazônia com o Banco Cooperativo do Brasil (Banccop) permite que as cooperativas de crédito da Região Norte operem parte dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

A justificativa é o fato das cooperativas atuarem em 95% dos municípios brasileiros, sendo que em 564 elas são a única forma de inclusão financeira disponível. Os dados do Banco Central demonstram a representatividade do setor e justificam a abertura do Banco da Amazônia para a inclusão do cooperativismo de crédito nas operações.

Participaram o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues; o presidente da OCB/AC, Valdemiro Rocha e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra. Representando os sistemas de crédito, estavam representantes da Central Norte, Ivan Capra; Mário Schutz, Sicoob UniRondônia; João Carlos Spenthof, Sicredi; Otelo Castelloni, Central Credisis; Sandro Souza, Cresol, que na ocasião tiveram a oportunidade de apresentar suas instituições de crédito, assim como líderes do Sicoob Cooesa, Sicoob Coimppa, Sicoob Unidas, Sicredi Verde e Sicredi Belém.

Para o presidente Salatiel Rodrigues, a reunião foi muito produtiva, com resultados positivos para o cooperativismo. “Estamos fechando 2017 com chave de ouro. Diante desta conquista para o cooperativismo estamos confiantes de que estaremos mais fortes em 2018 para mudar cada vez mais a vida das pessoas”, comemorou o presidente.

Na ocasião Marivaldo Melo ressaltou o esforço dos líderes cooperativistas e autoridades políticas e institucionais como os senadores Valdir Raupp-RO, Petecão-AC; Cidinho e José Medeiros do Mato Grosso; Luiz Cláudio, deputado federal de Rondônia; e do presidente da OCB Nacional, Marcio Lopes para a aprovação do convênio. Ele destacou ainda a articulação do presidente Salatiel Rodrigues e Valdemiro Rocha, na busca de apoio político e institucional para a assinatura do convênio. “Foi uma contribuição muito grande, e hoje finalizamos o primeiro passo do FNO com as cooperativas de crédito assinado com o Bancob. Agradeço o presidente Salatiel por ter ajudado a construir esse momento que vai ser bom para todos os cooperados, a Amazônia e seu povo”, finalizou Melo.

“O acordado é que em janeiro, dado o avanço das negociações, já consigamos fazer os primeiros pilotos, operando essa linha normalmente em fevereiro. Queremos aplicar os recursos rapidamente para nos habilitar a ampliá-lo em 2019. Era o que estava faltando. Já operávamos em todas as linhas do BNDES e FCO, mas não tínhamos acesso aos recursos de Fundo Constitucional do Norte”, explica Ênio Meinen, Diretor de Operações Bancoop.



Deixe o seu comentário