Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:28:59
RONDÔNIA

Cuidados com a pele devem ser maiores no período de seca em PVH

Nesse período de seca e sol forte, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente com a pele. Em Porto Velho, as..

A- A+

Publicado: 17/08/2018 às 08h00min

Ilustrativa

Nesse período de seca e sol forte, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente com a pele. Em Porto Velho, as temperaturas chegam a passar de 30 graus. Por este motivo, de acordo com o médico Leonardo Moreira Pinto, é importante usar um bom filtro ou protetor solar, fazer hidratação, tomar entre 2 a 3 litros de água por dia, assim como usar óculos escuros, roupas, chapéu de algodão nas atividades ao ar livre, porque eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos como o nylon, bloqueiam apenas 30%, e principalmente é preciso evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas.

“Nós que vivemos geograficamente na região Norte do Brasil estamos na região intertropical, faixa próxima à Linha do Equador onde a incidência da quantidade de luz direta e de maneira mais intensa acontece porque os raios que atingem os pontos próximos ao Paralelo do Equador incidem de forma perpendicular”, menciona Leonardo Moreira. Segundo ele, na medida em que se afasta do mesmo, os raios atingem a superfície de forma mais inclinada e, automaticamente, com menor intensidade.

“Portanto, a região Norte possui um verão seco e um inverno chuvoso praticamente com a mesma incidência e intensidade de raios solares, contanto nosso inverno sendo mais nublado e chuvoso gera uma falsa sensação de que se possa diminuir os cuidados com a proteção solar, não sendo verdade”, explicou.

A radiação solar tem um efeito acumulativo sobre a pele provocando a curto e longo prazos alterações tanto benignas como malignas na pele. São essas: queimaduras, envelhecimento precoce, melasma, leucodermia solar, melanose e ceratose solar, e os diferentes tipos de câncer de pele.

PROTETOR SOLAR

O filtro solar na região, de acordo com recomendação feita pelo médico Leonardo Moreira Pinto, deve ser usado o ano inteiro. Segundo ele, produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (piscina, pesca, rios, praias, etc.).

O protetor solar deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

O filtro solar deve ser usado em dias nublados, chuvosos, frios e até mesmo dentro de casa ou escritórios, pois a luz indireta também afeta aquelas pessoas que possuem melasma e não desejam um escurecimento acentuado da pele



Deixe o seu comentário