porto velho - ro, 02 Novembro 2019 02:18:20
    Serviços

    Cuidados importantes com o radiador e arrefecimento do carro 

    O sistema de arrefecimento é o principal elemento do sistema de refrigeração do motor.

    Por Notícias Automotivas
    A-A+

    Publicado: 20/08/2019 às 09h39min | Atualizado 20/08/2019 às 10h34min

    O sistema de arrefecimento, segundo a Loja Online Autopecas24.pt  é o principal elemento do sistema de refrigeração do motor, motivo pelo qual é muito importante verificar o indicador de temperatura do líquido de refrigeração no painel de instrumentos. Isto vai ajudar a detestar atempadamente sinais de avaria do radiador e prevenir a avaria do sistema de refrigeração.

    Deste modo, o recomendado é ficar sempre de olho no sistema de arrefecimento do carro, pois o sistema e outros itens deve estar sempre em boas condições para funcionar de maneira adequada. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar do radiador e do sistema de arrefecimento do seu automóvel por completo, feita por Eber do Carmo em artigo publicado no site Notícias Automotivas. Confira:

    Verifique sempre o nível do líquido do reservatório: Pode parecer um mero detalhe, mas o nível do líquido no reservatório do sistema de arrefecimento é importantíssimo para manter o bom funcionamento do motor do seu carro como um todo. O recipiente acomoda a água e o fluido de refrigeração e, em todos os modelos de veículos, exibe uma indicação de nível máximo e outra indicação de nível mínimo. É importante estar ligado em ambos os níveis.

    Jamais utilize somente água no reservatório do radiador: Ao contrário do que muitos fazem, utilizar somente água no reservatório do radiador não é o recomendado pelas fabricantes. Atualmente, qualquer carro deve ser munido de uma mistura com água pura, destilada ou desmineralizada e com o aditivo no reservatório.

    Fique atento a vazamentos e entupimentos: Como você já deve imaginar, qualquer vazamento e/ou entupimento no sistema de arrefecimento do motor do seu carro é o suficiente para provocar sérios problemas no conjunto. Os vazamentos podem ser facilmente constatados caso haja sinais de ferrugem no líquido dentro do reservatório.

    Mantenha a colmeia do radiador em perfeito estado: A colmeia do radiador é um dos componentes do sistema de arrefecimento que está mais sujeito a danos. Isso porque ela fica posicionada logo na frente do carro e pode ser facilmente danificada numa batida frontal. Além disso, a colmeia suja com facilidade, sobretudo após passar por uma estrada de terra ou lama.

    Faça revisões periódicas: Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um profissional. Sendo assim, não deixe de fazer as revisões periódicas no seu carro e promova a substituição do componente do sistema de arrefecimento e de qualquer outro ponto do veículo caso ele esteja com defeito ou prestes a chegar ao seu fim de vida.



    Escreva um comentário