Porto Velho/RO, 21 Março 2024 08:50:36
Diário da Amazônia

Curimbas nascem no Laboratório de Reprodução de Peixes da UHE Santo Antônio

O Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio registrou em janeiro, pelo segundo ano consecutivo, o nascimento..

A- A+

Publicado: 02/03/2020 às 16h42min | Atualizado 02/03/2020 às 16h43min

Foto: divulgação

O Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio registrou em janeiro, pelo segundo ano consecutivo, o nascimento de larvas de curimba, que é uma espécie de peixe presente em todo o território brasileiro, comum em fundo de lagos ou nas margens de rios. Por não ser um peixe carnívoro, ele se alimenta de matéria orgânica e micro-organismos.

Foto: divulgação

As larvas de curimbas já foram retiradas das incubadoras e colocadas nos tanques. Quando atingirem cerca de cinco centímetros, serão destinadas à manutenção das matrizes de Dourada, Babão e Filhote que estão no laboratório, garantindo nutrição e saúde desses grandes bagres.

Pesquisa

A intenção do laboratório da usina é produzir em ambiente controlado alevinos de Babão, Dourada e Filhote, para que as técnicas desta reprodução sejam divulgadas aos piscicultores de Rondônia, ampliando ainda mais a capacidade de produção de peixes do Estado. “Sabemos as dificuldades que teremos porque a Dourada fêmea, geralmente, prefere água mais fria para desovar, mas estamos otimistas que conseguiremos realizar esta reprodução em cativeiro”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Hidrelétrica Santo Antônio, Guilherme Abbad. Estas espécies foram escolhidas devido à importância econômica e social, já que possuem grande valor comercial para a comunidade ribeirinha que vive da pesca na Amazônia.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário