Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:51:36
Diário da Amazônia

Defensoria Pública lança campanha sobre direitos da mulher

Iniciativa será apresentada à população nesta sexta-feira (3), no vão do Masp, em São Paulo

Por R7
A- A+

Publicado: 02/05/2019 às 16h41min

Campanha será lançada nesta sexta (3), no Masp

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), em parceria com a Defensoria Pública de São Paulo, lançará, nesta sexta-feira (3), no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo, a campanha “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”.

A iniciativa tem como objetivo apresentar à população o trabalho da Defensoria Pública em favor das mulheres que necessitam de acesso à Justiça para a garantia dos seus direitos. Durante o lançamento haverá atendimento psicossocial e jurídico gratuito, exposição temática e rodas de conversas, com apoio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Nudem), movimentos sociais e usuárias dos serviços da Defensoria.

A campanha tem como foco o enfrentamento da violência doméstica e familiar, o encarceramento das mulheres, a situação das mulheres negras no Brasil, os casos de violência obstétrica e as mulheres em situação de rua. O objetivo da campanha é mostrar de que forma as vítimas podem contar com o apoio da Defensoria Pública. O foco da iniciativa também é a educação em direitos, ou seja, o necessário trabalho de conscientização da sociedade e também dos agressores por meio de palestras, cursos e rodas de conversa com o objetivo de quebrar o ciclo da violência e cooperar para a redução da desigualdade de gênero.

O Brasil vive uma verdadeira epidemia de feminicídios.O país ocupa a 5ª posição de país com a maior taxa de feminicídio do mundo. A cada duas horas uma mulher é assassinada no país. A maioria delas foi morta por seus companheiros ou por parentes próximos. Só em 2018 foram mais de 90 mil denúncias referentes a agressão física, psicológica, sexual, moral e cárcere privado no Ligue 180 – canal gratuito para denúncias de violência contra a mulher.



Deixe o seu comentário