Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:07:37
Diário da Amazônia

Definidos mutirões de combate ao Aedes aegypti

Força-tarefa da Sesau e comitê traçam metas para combate ao mosquito.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/02/2017 às 05h15min

Sesau e comitê se reuniram para traçar as ações que serão desenvolvidas pela força-tarefa

A maioria dos estudantes do 5º ao 9º anos da rede estadual deve ser “convocada” para fazer parte da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Eles atuarão como multiplicadores e “fiscais” – dentro de casa e junto à comunidade – dos cuidados que a população precisa ter para evitar criadouros do mosquito.

A proposta foi apresentada na última segunda-feira (6) pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, durante reunião da força-tarefa e Comitê Estadual de Controle do Aedes aegypti, formada por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Lacen, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entre outros órgãos parceiros.

A ação vai focar na conscientização da importância de manter os quintais limpos, em especial nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Velho, mostrando para a população sua importância no combate às doenças, e que a prevenção é o melhor remédio, considerando que não há vacina e, o mais importante: se o mosquito não nascer, não haverá transmissão.

Durante a reunião, o secretário Pimentel destacou que, apesar das campanhas de divulgação feitas pelos governos Federal e Estadual, ainda há muita resistência da população em atender ao agente de endemias, para que o profissional, com base no treinamento que recebeu, possa fazer a “vistoria” domiciliar e identificar possíveis focos e criadouros do mosquito.

A força-tarefa está agendando uma série de mutirões nas áreas com maior proliferação do mosquito. O primeiro acontecerá na próxima segunda-feira (13). Estão listados para receber as ações dos mutirões os bairros Jardim Santana, São Francisco, Mariana e Socialista, todos da zona Leste da capital. Nestas áreas, o índice e infestação apontada por Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti LIRAa é de 6,6. O levantamento é feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).



Deixe o seu comentário