Porto Velho/RO, 19 Março 2024 18:11:56
Diário da Amazônia

Deputado critica decisão do TSE

Conforme Léo Moraes, em Rondônia seriam extintas sete zonas eleitorais.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/06/2017 às 05h50min

Léo Moraes diz que decisão prejudica população

Apoio à manutenção dos cartórios eleitorais em todo o Brasil foi declarado nesta semana no pelenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Léo Moraes (PTB), que criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de extinguir Zonas Eleitorais.

Segundo o parlamentar, uma portaria assinada pelo presidente do TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir zonas eleitorais em todo o País. O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), estabelece que os TREs devam extinguir as Zonas Eleitorais localizadas no interior dos Estados, que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região. O objetivo do corte em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos.

Conforme Léo Moraes, em Rondônia seriam extintas sete zonas eleitorais. Como exemplo, ele citou os eleitores dos municípios de Presidente Médici e Alvorada do Oeste, que ficariam sem suas sessões e Zonas Eleitorais dificultando o acesso das pessoas comuns para eleger seu representante.

“Porto Velho, uma capital considerada a maior em extensão territorial geográfica do Brasil, perderia duas Zonas Eleitorais, justo quando estamos pleiteando o exercício da cidadania, a participação da população”, declarou Léo.

Para o deputado, a decisão do TSE, no atual cenário da política nacional, “que se encontra fadada ao esquecimento, à indiferença e à indignação, representa uma grande perda para a cidadania do País, ainda mais em se tratando do voto obrigatório. Somente favorecerá as campanhas mais volumosas”.



Deixe o seu comentário