Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:17:29
Diário da Amazônia

Deputado quer união de Estados em defesa da Ferrovia Norte-Sul

A necessidade de união das forças políticas dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, no Congresso Nacional, para..

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Publicado: 18/01/2015 às 04h00min | Atualizado 28/04/2015 às 09h03min

A necessidade de união das forças políticas dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, no Congresso Nacional, para pressionar o Governo Federal por uma solução que torne possível a construção da obra da Ferrovia Norte-Sul, que ligará Rondônia e região ao resto do País, foi defendida pelo deputado estadual Adelino Follador (DEM). Trata-se de um sistema de transporte moderno que vai melhorar a vida e a economia regional e nacional.
O parlamentar disse que não é razoável que um projeto dessa envergadura, que tem importância crucial para a economia do País, se mantenha inerte, engavetado em gabinete da Valec S/A, em Brasília, em detrimento do interesse nacional.

A Ferrovia Norte Sul ligará os municípios de Porto Velho e Vilhena às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, promovendo desenvolvimento e progresso, já que servirá principalmente ao escoamento da safra de grãos e outros bens produzidos e exportados pelos quatro Estados interessados no projeto.
Para justificar a importância da obra, o deputado lembrou que em julho do ano passado, durante a reunião da sexta cúpula Bloco dos Países Emergentes (Brics), em Brasília, por sugestão da China, foi assinado pelos presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Xi Jinping (China) e Ollanta Humala (Peru), com a chancela dos demais países membros do Brics (Rússia, Índia e África do Sul), tratado com países da América do Sul para construção da Ferrovia Transoceânica, a partir de sua base no Rio de Janeiro, passando por Vilhena e Porto Velho, até o Oceano Pacífico, no Peru, cobrindo por terra mais de 4,4 mil quilômetros em território brasileiro. De Campinorte (GO) a Vilhena (RO), com 1.641 quilômetros de extensão, essa ferrovia é denominada Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

Criticando a inércia da estatal responsável pelas ferrovias brasileiras (Valec), Adelino Follador observou que em 2013 a empresa, por meio do Edital de Concorrência Pública 005/13, chegou a licitar todo o processo para elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), levantamento aerofotogramétrico e projeto básico de engenharia do trecho Porto Velho – Vilhena da EF-354 – Ferrovia Transcontinental, no entanto tudo parou. (Da Assessoria)

Senador acir mantém luta por projeto na ldo-2015

Na última semana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que trabalhou para incluir o trecho da ferrovia na região Norte na Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano e no Plano Plurianual de 2012-2015, disse que vai continuar lutando para que o projeto seja mantido no Orçamento de 2015. Ele considerou um desrespeito para com a região Norte a retirada, pelo Governo Federal, do projeto de construção do trecho da ferrovia, entre Lucas do Rio Verde (MT) a Cruzeiro do Sul (AC), incluindo o trecho de Rondônia, das prioridades da LDO-2015.

“Entendo a necessidade de corte nos gastos do governo e do ajuste fiscal, mas defendo que os investimentos em obras estratégicas para o desenvolvimento do País e para o escoamento da produção agrícola sejam mantidos”, argumentou.



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