Porto Velho/RO, 23 Março 2024 11:45:11
Diário da Amazônia

Deputados homenageiam professores e gestores

Dia dos professores foi lembrado pelos parlamentares em sessão solene na manhã de ontem.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 16/10/2015 às 05h25min

Profissionais da educação homenageados pelo trabalho desenvolvido nas escolas

Profissionais da educação homenageados pelo trabalho desenvolvido nas escolas

Proposta pelo deputado Léo Moraes (PTB), aconteceu na manhã de ontem (15), no Plenário da Assembleia Legislativa, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor.

O parlamentar saudou os participantes lembrando a importância do ato de educar e da responsabilidade dos profissionais que trabalham com a educação e formação de crianças e jovens. Como estudante, Léo foi líder estudantil, onde lutava pelo “tripé” da educação que é o ensino, pesquisa e extensão, por isso, defende a educação como agente transformadora do indivíduo e sociedade.

Durante seu pronunciamento, destacou o trabalho que o governador Confúcio Moura (PMDB) fez ao realizar eleições diretas para diretor das escolas, tornando este ato um marco divisor da história da educação em Rondônia. Lembrou ainda dados que informam que na área de educação, cada R$ 1 investido, o Estado deixa de investir R$ 4 em segurança e outras áreas.
Léo Moraes defendeu que no âmbito do Legislativo ocorra apenas uma reeleição, assim como nas escolas, com os diretores. “Desta forma oxigenaria o poder, dando novas oportunidades”.

“Educar não é só transferir conhecimento, como disse Paulo Freire. Vocês, professores, são os mestres, a mola mestre de todos os demais profissionais”, salientou, reforçando que mesmo sem um salário digno e merecedor, os professores estão diariamente mudando a história das pessoas e que muitas vezes tiram da mesa de suas casas para poder ministrar uma aula melhor, comprar um equipamento melhor.

Presente no evento, o secretário estadual adjunto da Educação, Márcio Félix, lembrou que o atual governo foi o que mais avançou na questão salarial no País, investiu na melhoria da estrutura das escolas, melhorando o ambiente escolar
A implantação da mediação tecnológica também será uma realidade, com aulas virtuais, com educação à distância (EAD), chegando a lugares longínquos com aulas em que há carência de professores como matemática, física e química. “O grande desafio, como gestor, é vencer a burocracia do Estado, pois a Seduc é muito grande e é preciso conseguir fazer com que o recurso chegue às escolas”, finalizou Félix.

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB) lamentou que a educação não tenha sofrido os avanços necessários para a melhoria, a escassez de recursos faz com que os professores hoje busquem uma nova alternativa de vida, através de outra profissão. “Precisamos achar uma forma de financiar a educação, caso contrário passaremos o resto da vida lembrando que este é o país do futuro, mas sem educação, não teremos nunca este futuro”.



Deixe o seu comentário