Porto Velho/RO, 20 Março 2024 16:42:24
Capital

Descompromisso cria vagas ociosas em Porto Velho

Atendendo através de visitas domiciliares, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um marco na melhoria da qualidade de vida da..

A- A+

Publicado: 09/07/2016 às 14h07min

Unidade realiza cerca de 100 atendimentos diários dentre as especialidades de clínica geral, odontologia e enfermagem (Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Unidade realiza cerca de 100 atendimentos diários dentre as especialidades de clínica geral, odontologia e enfermagem (Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Atendendo através de visitas domiciliares, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um marco na melhoria da qualidade de vida da população. Pré agendamentos e uma nova cultura de atendimento na saúde pública reduziram os índices de doenças a partir da mudança no modelo assistencial. Em Porto velho o programa vem obtendo resultados satisfatórios, porém muitos agendamentos se perdem devido ao não comparecimento dos pacientes.

Localizada na zona Norte da capital, a Unidade Básica de Saúde da Família Meu Pedacinho de Chão atende aos bairros Embratel, Alphaville, Setor Industrial, Nova Esperança e parte da Avenida Rio Madeira disponibilizando cerca de 100 atendimentos diários dentre as especialidades de clínica geral, odontologia e enfermagem.

Com um total de 75 servidores, incluindo pessoal de apoio, a unidade de saúde disponibiliza através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) quatro equipes dividas em dois turnos. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem um dentista e seis agentes de saúde.

O trabalho dos agentes de saúde é realizado por meio de visitas às residencias onde efetuam uma vistoria prévia dos moradores e de acordo com a necessidade fazem o encaminhamento para a devida especialidade. Cada agente cobre cerca de 150 famílias, do recém-nascido ao idoso e a equipe de atendimento realiza as visitas quando o paciente não pode vir até o posto

Posto de Saúde

Paralelo as ações do ESF, o atendimento na unidade é prestado normalmente das 07hs00 às 19hs00 e os médicos estão a disposição todos os dias. “Estava atrás de vacina, estive em alguns postos e só aqui que encontrei”, conta Sandra Salvatierre, mãe do Ian Henrique de, 11 anos e moradora da Zona Leste. Para ela o atendimento foi rápido.

Matéria completa acesse: Edição Digital



Deixe o seu comentário