A apatia do brasileiro é visível com a Copa do Mundo. Faltando dois dias para a abertura do mundial da Rússia, o clima de Copa ainda não ecoa pelo País e pela primeira vez o desinteresse é evidente. De acordo com Pesquisa Datafolha, 53% dos brasileiros não tem qualquer interesse pela Copa, um aumento de 11% em relação a janeiro, quando o índice de desinteressados era de 42%.
Mulheres são as mais desinteressadas
Quando as mulheres são perguntadas, o índice aumenta ainda mais e sobre para 61%. Os outros maiores desinteressados são pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (54%).
Segundo o Datafolha, a marca de agora é a pior da série histórica às vésperas do torneio desde 1994, quando o instituto fez a pergunta pela primeira vez.
O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios na quinta (7) e sexta-feira (8), e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Corrupção
Por mais que se procurem razões, é certo que colaboram para este desinteresse a má fase econômica e política que o país passa, com uma grande crise de representação. Além disso, após as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, a camisa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a ser identificada, ao menos por metade do país, como símbolo dos coxinhas, da direita, sendo satirizados até em escola de samba como manifestoches.
Não bastasse isto, a própria CBF, bem como a FIFA, se envolveram em casos de corrupção, inclusive com dirigentes presos.
Venda de artigos também caem
Se o brasileiro não tem qualquer apreço pela Copa, isso também se reflete nos números do varejo. A compra de itens relacionados à Copa do Mundo como bandeiras e camisas da Seleção, por exemplo, caiu de 50% em 2014 para 24% neste ano.