Porto Velho/RO, 24 Março 2024 11:47:15
Diário da Amazônia

Detran de RO implanta QR Code na carteira de habilitação

O código é impresso no verso do documento, e é válido em todo o território nacional. A medida garante maior autenticidade ao documento.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/05/2017 às 05h25min | Atualizado 09/05/2017 às 15h15min

Modelo com QR Code será disponibilizado para todos os novos documentos emitidos

O Governo do Estado de Rondônia, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), iniciou na última terça-feira (2), a emissão das carteiras de habilitação com o código QR Code. O código é impresso no verso do documento, e é válido em todo o território nacional. A medida garante maior autenticidade ao documento e facilita sua verificação junto aos agentes de trânsito.

O Detran-RO está cumprindo a Resolução 650, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 10 de janeiro deste ano, que altera o layout da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acrescentando requisitos de segurança. A normativa foi regulamentada pela Deliberação 162, do Contran, publicada no Diário Oficial da União do último dia 28 de abril e já está em vigor. O regulamento altera a Resolução 598, do Contran, de 24 de maio de 2016, passando a incluir código de barras bidimensional (Quick Response Code – QR Code).

Essa medida não acarretará nenhum reajuste de valores do documento para os usuários. Também não haverá exigência de substituição para CNHs antigas. O modelo com QR Code será disponibilizado para todos os novos documentos emitidos a partir deste mês, informa o Ddiretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira.

“O Detran está investindo fortemente em tecnologia e capacitação de servidores e desburocratização. Como resultado disso, começou a emitir carteiras de habilitação em menos de uma hora, dando destaque a Autarquia por ter um dos sistemas de emissão de habilitação mais rápidos do Brasil”, complementa Acássio Figueira.
Com a implantação do QR Code nas CNHS, agentes de fiscalização e população, utilizarão aplicativos da Serpro (Lince) para efetuar a leitura do QR Code das carteiras de habilitação, onde poderá checar a autenticidade, dados e foto do condutor. A expectativa do Detran-RO é reduzir o número de fraudes no documento, haja vista que o código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar informações.
Hoje a CNH é um dos principais documentos de identificação, que chega a substituir até mesmo a Identidade e CPF, utilizada além da esfera do trânsito, como também no comércio, por isso, precisamos de mecanismo tecnológicos de segurança para evitar fraudes e prejuízos para população. Essa nova CNH chega para dificultar possíveis adulterações e garantir agilidade, segurança e rigor nas fiscalizações.



Deixe o seu comentário