Porto Velho/RO, 31 Março 2024 21:32:13
RONDÔNIA

Municípios apresentam demandas

“Soluções Integradas para sua Organização” ouve demandas dos prefeitos.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/05/2017 às 05h30min

Reunião com prefeitos aconteceu na sede do Sebrae e contou com o apoio da Fiero

Prefeitos de Porto Velho, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Itapuã do Oeste estiveram reunidos ontem com os dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) discutindo as necessidades econômicas emergenciais dos municípios, bem como investimentos e ações que serão feitos para fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado. O encontro é resultado de uma parceria entre as prefeituras e o Sebrae/Fiero/IEL, estimulando o potencial empreendedor de cada município.

Participaram neste primeiro encontro os prefeitos; Hildon Chaves (Porto Velho), Cícero Noronha (Guajará-Mirim), Claudionor Leme da Rocha (Nova Mamoré), Luiz Ikenohichi (Candeias do Jamari), Moisés Garcia Cavalheiro (Itapuã do Oeste), bem como o superintendente do IEL (RO), Valério Duarte, o diretor-superintendente do Sebrae (RO), Valdemar Camata e presidente da Fiero (RO), Marcelo Thomé.

Cada prefeito teve um tempo de 20 minutos para falar sobre seu plano de gestão e ressaltar as demandas e carências emergenciais, além de destacar as principais potencialidades e estratégias a serem tomadas pelo seu município, buscando o apoio para tal, do Sebrae/Fiero de Rondônia.

Hildon Chaves destacou a grande burocratização da gestão pública para a promoção de medidas mais efetivas para o município. Impasse esse, que também foi ressaltado pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé como um dos principais travamentos para o desenvolvimento maior do Estado em potencial econômico. Disse ainda que o País passa por um momento de crise econômica, mas que acredita que a partir do ano que vem, esse desequilíbrio econômico cesse, e o Brasil passará a voltar a crescer cerca de 3%. Para tanto, o objetivo desse encontro é imprescindível, segundo destaca, para que as prefeituras dos municípios estejam preparadas para acompanhar esse desenvolvimento.

Planejamento Regional em todos os municípios

“Esse encontro em primeiro lugar, é uma troca de experiência muito positiva entre os prefeitos e também é importante ressaltar a articulação entre esses municípios, porque nós estamos falando de desenvolvimento regional. Então, as políticas públicas de fomento ao desenvolvimento da economia que vierem a ser aplicadas em Porto Velho, poderão ser aplicadas com eficácia nos demais municípios do Estado, pois nós temos zonas rurais muito parecidas. Essa é uma ótima oportunidade então de trocar experiências, procurar evitar ‘ralos’ de desperdícios, corrupção, etc. Enfim, é tornar a máquina administrativa mais eficiente na gestão pública. O papel do Sebrae para isso é fundamental nessa questão, porque também está na pauta desse encontro, a capacitação dos nossos empresários e dos nossos trabalhadores. O que ajuda no nosso desenvolvimento”, pontuou Hildon Chaves.

O diretor – superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata ressaltou também o empecilho da burocratização como fator potencial de combate do Sebrae. “Fica bem claro para todos nós que o primeiro grande e ótimo trabalho de parceria a ser feito pelo Sebrae, é auxiliar os municípios no processo de desburocratização, de facilitação da vida de quem quer empreender, gerar produção, gerar riqueza, gerar renda, gerar emprego. Pois assim, você começa a recuperar o tecido econômico do País a partir dos municípios.

Marcelo Thomé, presidente da Fiero em Rondônia esclarece em primeiro lugar, que os encontros serão feitos de forma regional para que se possam definir estratégias diferentes para cada região. Ressaltou ainda o objetivo do encontro. “A gente começa pela região norte do Estado, Porto Velho, mas já temos uma agenda sendo construída com os demais prefeitos”.



Deixe o seu comentário