porto velho - ro, 21 Setembro 2019 23:15:23

    SilvioSantos

    coluna

    Publicado: 15/07/2019 às 16h33min

    A-A+

    Dez dias para o inicio do maior evento cultural de Porto Velho

    Dez dias para o inicio do maior evento cultural de Porto Velho, estou me referindo ao início do Arraial Flor do Maracujá, que deve..

    Dez dias para o inicio do maior evento cultural de Porto Velho, estou me referindo ao início do Arraial Flor do Maracujá, que deve começar sexta feira dia 26.

    ***********

    Os preparativos estão de vento em popa, ainda ontem o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, esteve visitando os ateliês dos artesãos que se comprometeram a produzir os enfeites que irão decorar toda a área do Parque dos Tanques durante os dez dias de festa.

    **********

    A prefeitura tá com a equipe da Semusb já está providenciando a limpeza enquanto a Federon abriu o Curso de Jurados.

    **********

    Depois que parte da grana foi repassada aos grupos folclóricos as quadras de ensaios, ficam lotadas todas as noites.

    **********

    Tem grupo de quadrilha convidando para a apresentação de suas indumentárias nova que deve acontecer durante feijoada que será servida no próximo dia 20. É a junina JUABP.

    ***********

    Quem está muita calada este ano é Rádio Farol do Severino Castro, dizem as ‘Matildes’ que a Furacão do Norte está se preparando na maior encolha, la na rua Jamari o que se ver é o movimento de trabalhadores do tipo soldador, carpinteiro, decorador e outros babados mais.

    **********

    A história do Egito é o tema da quadrilha que revolucionou o estilo da dança caipira em Porto Velho e hoje, é a maior vencedora do Flor do Maracujá.

    **********

    Por outro lado e aberta para quem quiser ver e analisar a Girassol está com sua equipe de artesãos soldadores, carpinteiros, decoradores e aderecistas, montando as alegorias e cenários para o tema “As Sete Trombetas” em frente à sede da escola de samba Acadêmicos do São João Batista no Parque Dos Tanques, ao ar livre para quem quiser ver.

    ***********

    Creio que ainda durante esta semana, ouros grupos folclóricos ocuparão o espaço destinado à dispersão no Parque dos Tanques, para começar a confeccionar suas alegorias e cenários.

    ***********

    Por falar nisso, fui informado de que o Bumbá Mirim Mancha Negra não vai se apresentar no Flor do Maracujá deste ano.

    **********

    Na realidade que me confidenciou essa informação foi a presidente do Grupo professora |Simone Guedes.

    **********

    Isso quer dizer que apenas dois bumbás mirins vão se apresentar no Flor do Maracujá este ano: Veludinho e Estrelinha.

    *********

    E mais, a grana que seria repassada ao Mancha Negra de acordo com o Estatuto da Federon terá que ser repassada para os dois bois mirins.

    *********

    A Simone quer que o dinheiro que seria do seu boi fosse repassado aos bumbás do Grupo de Acesso.

    *********

    O mesmo problema, está acontecendo com os grupos de quadrilhas, já que um grupo solicitou licença. Os grupos de acesso na categoria quadrilha junina querem que a Federon rateie esse valor, com eles, porém, o Estatuto da Federação diz que o dinheiro deve ser rateado entre todos do grupo Especial.

    ***********

    O presidente Fernando Rocha convocou uma reunião (de consulta) para ontem à noite. A pauta era justamente sobre o repasse desses recurso para os grupo de acesso.

    ***********

    Lembrando que pelo estatuto e pelo regimento interno da Federon o valor quando um grupo desiste de se apresentar, deve ser dividido entre os grupos da categoria do grupo desistente. Porém é conversando que a gente se entende.

    ***********

    Por falar em festa folclórica. O festival Folclórico de Nazaré está batendo na porta. Começa na próxima sexta feira dia 19 e vai até domingo dia 21, no Distrito de Nazaré entre os distritos de São Carlos e Calama no Baixo Rio Madeira.

    ***********

    Desde ontem, barcos saem do Porto do Cai N’água rumo a Nazaré. As saídas são em vários horários. É Barco Recreio e Lancha Expressa. Agenda essa festa que é uma das melhores da nossa região.

    **********

    Vamos aplaudir o Boi Curumim e a dança do Seringando, lá em Nazaré!


    Escreva um comentário

    sobre Silvio Santos

    Jornalista. Atualmente é editor do caderno de Cultura do jornal Diário da Amazônia. É um apaixonado pela Cultura de Porto Velho. Mantém uma coluna diário no jornal Diário da Amazônia. Conhecido carinhosamente por Zé Katraka.

    Arquivos de colunas