Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:16:05
RONDÔNIA

Dezembro Vermelho alerta sobre aids

Campanha de ordem preventiva orienta sobre a importância do teste rápido.

Por Ana kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/12/2017 às 05h00min

O teste rápido se constitui num fator importante para o diagnóstico precoce da doença nas pessoas infectadas

Durante este mês está sendo realizada em Porto Velho a campanha Dezembro Vermelho, que objetiva alertar sobre a contaminação pelo vírus HIV. A campanha tem como objetivo fomentar a ideia que aids não é uma sentença de morte, tendo em vista que, por meio de prevenção, assistência e proteção, os portadores do vírus HIV podem viver com a doença. Adriano Passarela, representante nacional do movimento social Grupo Positividade, chegou em Porto Velho no início deste mês para auxiliar as equipes estadual e municipal durante a campanha.

Grupo pede doações

Para dar continuidade aos trabalhos o Grupo Positividade pede doações. “Precisamos de ajuda para tornar melhor o natal das mais de 50 crianças que frequentam o Serviço de Assistência Especializada (SAE). Elas são portadoras do vírus HIV, devido a transição materna fetal ou aleitamento materno”, destacou Adriano Passarela. Para aqueles que desejam realizar doações de qualquer valor podem entrar em contato com o Grupo Positividade pelo telefone (69) 99282-7703, ou pela página do facebook facebook.com/Grupo.Positividade.Br/

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Rua Duque de Caxias, em Porto Velho, está engajado na campanha, oferecendo cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia, orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento e distribuição de insumos de prevenção.

No brasil, 830 mil pessoas têm o vírus da doença

Segundo especialistas, a melhor forma de potencializar o tratamento é diagnosticando a doença ainda do início, para isso é importantes realizar testes com frequência. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 830 mil brasileiros têm HIV, porém apenas 694 mil pessoas já foram diagnosticadas com o vírus. Segundo Anderson Rafael, representante municipal da campanha Dezembro Vermelho, aqueles que desejam fazer um teste rápido podem se dirigir aos postos de saúde. Os testes são gratuitos e sigilosos. Para fevereiro de 2018 está previsto o retorno do representante nacional para realização de campanhas de prevenção contra aids e demais doenças sexualmente transmissíveis em todas as escolas da capital.

O mês de dezembro foi instituído pela Lei 13.504, de 7 de novembro de 2017, para acolher a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. O projeto denominado Dezembro Vermelho é composto por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da doença, envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS), toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.



Deixe o seu comentário