Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:51:53
Diário da Amazônia

Dia de Campo da Embrapa fortalece setor produtivo de Rondônia

Com a expansão do plantio de soja, Rondônia responde por uma área de pouco mais de 300 mil hectares

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/02/2019 às 18h12min

Setor produtivo é destacado durante evento

Os avanços tecnológicos e as pesquisas feitas referente à cadeia produtiva ajudaram o mercado a impulsionar.  No estado, a empresa brasileira de pesquisa agropecuária Embrapa tem auxiliado o produtor rural, que planeja investir em lavoura. O dia de campo é um exemplo, nas suas edições o evento oportuniza ao público conhecer as mais diferentes analises, em torno das “cultivares” da soja.

Ao público, os pesquisadores repassam o resultado dos estudos desenvolvidos nos mais variados tipos de leguminosa. Entre elas estão às convencionais e as transgênicas. Com a expansão do plantio de soja, o estado responde, atualmente por uma área de pouco mais de 300 mil hectares.

Ao lado do vizinho Mato Grosso desponta como o maior, no cultivo do produto, com o Paraná, Santa Catarina e o Rio grande do Sul, Rondônia disputa o primeiro e o segundo lugar na qualidade do grão.

De acordo com dados da Embrapa, nos últimos anos o plantio da soja expandiu para além da região sul, atingindo áreas centrais e norte. Mesmo respondendo por apenas 20 mil hectares, Porto Velho tem despontado no cultivo da planta. Mas para este empresário que trabalha com o produto há três anos, o a expansão só não é maior, por falta de incentivo do governo em pesquisas.

Do levantamento de janeiro de 2019 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve manter a área de, produção, além da produtividade da safra passada. o território de cultivo da leguminosa na primeira safra está estimada em 313,4 mil hectares.

As condições da lavoura, termos sanitários e a quantidade de chuvas, não devem atrapalhar. A produção estadual é de, aproximadamente, 1 milhão de toneladas, sendo a terceira maior da região norte, ficando apenas atrás dos estados do Tocantins e  Pará.  Este ano o dia de campo já passou pelos municípios de Vilhena, e Castanheira.



Deixe o seu comentário