Porto Velho/RO, 20 Março 2024 07:39:52
Diário da Amazônia

Dicas para conservar e vender seu carro com preço acima da Tabela Fipe

Se você pretende em breve vender ou trocar de carro, lembre-se sempre de ter muita atenção com a manutenção dele. Afinal, seu estado..

A- A+

Publicado: 06/05/2020 às 13h52min

Imagem: Pixabay

Se você pretende em breve vender ou trocar de carro, lembre-se sempre de ter muita atenção com a manutenção dele. Afinal, seu estado de conservação é essencial para que, na hora de colocá-lo numa negociação, você tenha o valor deste seu bem valorizado de acordo com as suas expectativas e, principalmente, o preço atribuído a ele na Tabela Fipe.

Em linhas gerais, a Tabela Fipe é uma formatação de dados realizada com base no preço médio de venda de veículos em todo o país. E, desse modo, contempla o valor de revenda de todos os automóveis comercializados em cenário nacional, sejam novos, usados ou seminovos – sendo uma ferramenta muito eficiente para pesquisa.

Desse modo, para que seu veículo se enquadre nos valores da Tabela Fipe ou estejam acima dele, é importante manter alguns cuidados essenciais de manutenção, reparos, limpeza e higienização, para que na hora da venda, ele esteja com as características necessárias para ser bem comercializado. 

Confira então algumas dicas bastante importantes que separamos para você poder colocar em prática antes de pensar na entrega das chaves do seu automóvel e sonhar com seu novo modelo! Acompanhe!  

Mantenha seu carro sempre muito bem limpo

Poucos motoristas podem dizer com segurança que continuam cuidando da limpeza do carro, principalmente nos meses difíceis de inverno, quando a última coisa que alguém quer é se aventurar com um balde de água. A realidade é que manter a pintura do seu carro em boas condições ajudará seu valor de revenda. Com o tempo, a pintura pode desbotar e descolorir se não for mantida e cuidada adequadamente. 

Os efeitos da descoloração da tinta podem ser quase impossíveis de reverter, por isso é importante lavar, polir e encerar regularmente para manter o brilho da sala de exposições do seu carro. Recomendamos lavar seu carro regularmente (usando o método de lavagem com dois baldes), para limitar a corrosão causada pela sujeira. Para manchas e manchas difíceis de remover, use polimento de carro de alta qualidade para suavizar as marcas. Você deve encerar seu carro pelo menos duas vezes por ano, uma vez antes do outono e outra vez no início da primavera, com uma cera dura de boa qualidade.

Se o seu carro tiver algum acabamento plástico externo, você deve notar se sua cor começar a desbotar do preto para o cinza opaco. O plástico é vulnerável ao calor, umidade e luz solar, e a oxidação pode fazer com que os painéis de acabamento pareçam desbotados e feios. Para restaurar o plástico externo, comece deixando-o menos no sol, o que reduz a aparência de arranhões e arranhões enquanto restaura o acabamento preto brilhante usando algum produto recomendado pelo fabricante. 

Use-o sempre que notar que a sua aparência está desbotada ou gasta. Também é uma boa ideia aumentar a proteção e o brilho com sprays próprios para a cor do seu utilitário, que sejam fáceis de aplicar e ofereçam um acabamento brilhante duradouro – isso ajuda com que quaisquer carros usados possam ter uma melhor aparência.

Cuide bem do interior do seu veículo também!

Os interiores dos carros suportam muito desgaste ao longo da vida e arranhões, arranhões, manchas e maus odores podem ter um grande impacto no valor de revenda do seu carro. Cuidar do seu interior é tão importante quanto lavar e encerar o exterior e deve fazer parte do seu regime de limpeza regular. Comece aspirando os tapetes e assentos internos, usando a ferramenta de fenda para remover a sujeira e o pó das áreas de difícil acesso. 

Se os tapetes do carro parecerem um pouco cansados, considere substituí-los antes da venda, pois pequenos detalhes como esse podem ajudar a melhorar seu valor potencial. Trate o estofamento ou o couro com um limpador de tecido apropriado, o que ajudará a remover manchas e odores. Usando um limpador de vidro dedicado, limpe todas as superfícies internas de vidro antes de usar os toalhetes do painel para restaurar a aparência e o acabamento dos plásticos internos. 

Para finalizar, use um limpador de ar condicionado e adicione um purificador de ar para fazer com que o interior cheire duplamente convidativo para os compradores. Uma boa dica para manter o valor também é não fumar no carro – o cheiro do tabaco pode ser difícil de mudar e pode diminuir o valor que os compradores estejam dispostos a pagar.

Mantenha as rodas do seu carro sempre brilhando 

Há algo satisfatório em um conjunto brilhante de rodas de liga leve, e os potenciais compradores também pensam assim. Quando as rodas parecem ter sido cuidadas, não só fará com que o carro pareça ótimo, mas dirá muito sobre como ele foi dirigido e com que frequência foi lavado e mantido. As rodas sofrem muitas punições diárias e podem ser rapidamente revestidas por uma camada de depósitos perigosos nas estradas e poeira de freio. 

Isso pode levar à corrosão, ferrugem e também de manchas. Sempre que possível, enxágue as rodas e use sabão neutro para se livrar da sujeira; em seguida, passe um protetor de rodas, o famoso pretinho, para dar às rodas uma camada de proteção contra manchas e corrosão.

Esteja sempre atento à qualidade dos feixes de luz e faróis

Os faróis podem ficar arranhados e arranhados, dando-lhes uma aparência turva. Isso os faz parecer maçantes e sujos, mas também significa que as luzes não brilham com tanta intensidade. A maioria dos motoristas inclui as luzes no regime geral de limpeza de automóveis, mas elas devem ser tratadas de maneira diferente. 

Existe uma gama de produtos que são feitos especificamente para restaurar faróis e lanternas traseiras de automóveis. Se as luzes do seu carro parecerem apagadas, mesmo após uma limpeza completa, isso poderá destacar uma bateria ou um alternador com defeito, que você deve consertar antes de anunciar a venda do seu carro. Fique atento! 

Corrija pequenos problemas mecânicos

Ignorar pequenos problemas mecânicos pode não ser um grande problema para você, mas eles podem reduzir o valor do seu veículo. Lidar com problemas mecânicos como e quando ocorrem, poupará a dor de cabeça de um reparo maior no final da linha e ajudará a prolongar a vida útil dos componentes, melhorando o valor de revenda. É uma boa ideia investir em um serviço completo de manutenção antes de planejar a venda do carro, mostrando que você é um proprietário cuidadoso que investe na manutenção do seu veículo. 

Para concluir, tenha sempre seus documentos em ordem e impostos pagos em dia! Fique de olho em multas e faça uma boa negociação!

Se gostou destas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais!



Deixe o seu comentário