Porto Velho/RO, 26 Março 2024 18:55:18
ESPORTE

Diretores apostam no xadrez escolar

A prática do xadrez faz bem à saúde intelectual de crianças e adolescentes. Por essa razão, cada vez mais os diretores de escolas..

A- A+

Publicado: 20/08/2014 às 14h38min

O Clube Anísio Teixeira é um exemplo em formação de talentos

O Clube Anísio Teixeira é um exemplo em formação de talentos

A prática do xadrez faz bem à saúde intelectual de crianças e adolescentes. Por essa razão, cada vez mais os diretores de escolas públicas e particulares em Rondônia apostam nesta prática como forma de ocupação do tempo livre com a Formação em Xadrez Pedagógico Professor Gualter Amélio, iniciada em 2007.

No Anísio Teixeira fomos além, logo após a criação da Coordenação de Xadrez, a experiência como o uso do xadrez como disciplina de sala de aula reconhece que este veicula um conjunto de valores e virtudes indispensáveis no aspecto escolar.

Pesquisas e práticas comprovam que o xadrez é uma excelente ferramenta para melhorar o rendimento escolar e o desempenho desportivo.
O professor Sylvio Rezende (Cref 001080-G/RJ) é um aficionado pelo xadrez e estuda os seus benefícios há mais de 30 anos. Tudo começou em 1966, quando a equipe de futsal que dirigia perdeu a decisão de título por causa de um erro na execução de um arremesso simples. Analisando os motivos daquele resultado, o profissional decidiu associar a prática desportiva ao jogo de xadrez.

Em 1972, enquanto realizava sua pesquisa com o xadrez como componente do treinamento desportivo, participou de um “conselho de professores” no qual foi identificado que um aluno, já repetente, não conseguiria aprovação e tinha grande dificuldade em aprender, principalmente matemática. Algum tempo depois, três alunos informaram ao professor Sylvio que estavam ensinando o colega a jogar xadrez. No final do ano, a grande surpresa: o aluno conseguiu a aprovação no ano letivo. No ano seguinte, ele superou as expectativas e se tornou campeão absoluto de xadrez da escola e um dos melhores em rendimento escolar, concluindo o ginásio.



Deixe o seu comentário