Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:54:34
Diário da Amazônia

Doadora vai a MG conhecer receptor

Era para ser mais um casamento, mas o destino quis que fosse diferente. A rondoniense Elza Boaro, doadora 100% compatível, chega de..

A- A+

Publicado: 10/12/2014 às 04h15min | Atualizado 28/04/2015 às 18h46min

Gabriel Massote na companhia da doadora Elza Boaro e da sua esposa, Ana Gabriela  Divulgação/Diário da Amazônia

Gabriel Massote na companhia da doadora Elza Boaro e da sua esposa, Ana Gabriela Divulgação/Diário da Amazônia

Era para ser mais um casamento, mas o destino quis que fosse diferente. A rondoniense Elza Boaro, doadora 100% compatível, chega de surpresa, em Uberlândia (MG), após quase 20 horas de viagem, para conhecer o receptor de medula óssea, Gabriel Massote, no dia que ele diria sim a Ana Gabriela. O momento foi marcado por forte emoção. Pela primeira vez, Gabriel, seus familiares e amigos encontrariam a doadora. O encontro de Elza e Gabriel foi permitido pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), que é responsável pelo Redome (RegistroBrasileiro de Doadores de Medula Óssea).

A igreja estava lotada, os presentes não conseguiam conter as lágrimas. A noiva foi tomada pela emoção ao ver a doadora, quando seguia rumo ao altar. Já casado, Gabriel faz um agradecimento especial diante dos convidados. “Essa é a Elza. Foi ela que salvou a minha vida. Graças a sua generosidade, que podemos estar juntos neste momento, celebrando o amor”, enfatizou o noivo.
Elza estava assustada com o assédio. Todo mundo queria agradecer pela doação feita ao Gabriel. “É tudo muito novo, não estou acostumada com tudo isto. Estou muito feliz em poder participar desse momento. Sei que o Gabriel está feliz e eu também fico feliz. Parece um conto de fadas. Eu faria tudo de novo”, afirmou a doadora.

E parece que a Elza veio mesmo para salvar mais um. A chance de encontrar um doador compatível, de acordo com o Redome, é uma em cem mil. No início do ano, ela deu compatibilidade com mais um paciente que luta pela vida.
Gabriel estava no auge da sua carreira jurídica, dividia seu tempo entre Minas Gerais e Goiânia, quando foi diagnosticado com câncer (leucemia). O caso era grave e o transplante de medula óssea era a única possibilidade de cura. Na família não existia um doador compatível. Sua doadora era um rosto anônimo no banco de doadores, mantido pelo Redome. A doadora existia, mas segundo o Redome, para desespero de Gabriel, ela estava indisponível no momento.

Foi então, que após uma pesquisa na Internet, ele encontra o vídeo da campanha ‘Casa Comigo? A vida Pede Compromisso’. Campanha criada em Rondônia, para o incentivo de doação de sangue e medula óssea. No Youtube, Gabriel deixou o e-mail e pediu para que fosse feito contato. Após trocas de e-mails, foi lançado o desafio de localizar o anjo do Gabriel.



Deixe o seu comentário