Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:00:03
Diário da Amazônia

Dony De Nuccio pede demissão da Globo após ferir código de ética

Apresentador do 'Jornal Hoje' gravou vídeo para banco, contrariando norma interna da emissora

Por Redação/Veja
A- A+

Publicado: 01/08/2019 às 13h28min | Atualizado 01/08/2019 às 13h52min

Apresentador do ‘Jornal Hoje’, Dony de Nuccio, em vídeo para banco: Globo não autoriza jornalistas a fazer publicidade (Reprodução/Divulgação)

O jornalista Dony De Nuccio, que apresentava o Jornal Hoje, na Rede Globo, pediu demissão da emissora, segundo informações divulgadas pelo site Notícias da TV nesta quinta-feira, 1º. De acordo com a publicação, o apresentador decidiu apresentar sua carta de demissão ao reconhecer que violou o código de conduta dos jornalistas da Globo ao participar de vídeo institucional do banco Bradesco.

A emissora não autoriza jornalistas a fazer publicidade, e, no vídeo, De Nuccio usa o termo “nossos clientes”. O apresentador foi repreendido, mas seguiu em seu posto até então. Ainda de acordo com o Notícias da TV, o âncora enviou um e-mail ao diretor-geral de Jornalismo da emissora, Ali Kamel, reconhecendo que contrariou as normas da empresa.

“Procurei vasculhar o histórico de dois anos de e-mails enviados por mim enquanto cumpria função na empresa. De fato, na esmagadora maioria das vezes, eu não tratava de valores com contratantes”, diz o e-mail do jornalista enviado a Kamel. “Mas, em algumas circunstâncias pontuais, e das quais eu sinceramente não me recordava, há sim menção a cifras e projetos.”

Apresentador do Jornal HojeDony de Nuccio gravou um vídeo para divulgação interna entre funcionários do Bradesco e quebrou, assim, o código de ética da Globo. A emissora não autoriza jornalistas a fazer publicidade, e, no vídeo, Nuccio usa o termo “nossos clientes”. O apresentador foi repreendido, mas segue em seu posto. Para afrouxar a saia-justa, decidiu doar o cachê que ganhou do banco a uma entidade assistencial (VEJA perguntou o valor do cachê e o nome da entidade, sem obter resposta). Dentro da Globo, há quem considere que Nuccio foi prejudicado por regras não muito claras. “Não pode fazer propaganda, mas o canal deixa jornalistas darem treinamento a executivos de empresas privadas”, diz um executivo da casa. Nuccio, aliás, até a semana passada fazia parte de uma agência que vendia seus serviços de “media training” por 25 000 reais. Agora, ele afirma não fazer nenhuma atividade fora da Globo.



Deixe o seu comentário