Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:28:04
Diário da Amazônia

DPE contempla cinco municípios com defensor

Os municípios de Buritis, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Espigão do Oeste e Machadinho contam agora com defensores públicos..

A- A+

Publicado: 08/10/2014 às 14h18min | Atualizado 27/04/2015 às 10h22min

Defensores públicos recém-empossados. Foram designados quatro dos sete pelo DPE

Defensores públicos recém-empossados. Foram designados quatro dos sete pelo DPE

Os municípios de Buritis, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Espigão do Oeste e Machadinho contam agora com defensores públicos substitutos para prestarem atendimento jurídico às pessoas hipossuficientes. Essas localidades, que ficam distantes do eixo da BR-364, principal rodovia de Rondônia, apesar de possuírem o Núcleo da Defensoria Pública (DPE-RO), não contavam com o serviço do defensor público, como determina a lei.

Foram designados para esses municípios quatro dos sete defensores públicos recém-empossados. Para Buritis foi Miller Freire de Carvalho, São Miguel do Guaporé e Alvorada – Flávio Junior Campos Rodrigues, Espigão do Oeste – Geones Miguel Ledesma Peixoto e Machadinho – Luciana Carneiro Castelo Branco.

Os outros três defensores públicos substitutos contratados foram lotados nos Município de Guajará-Mirim – Taciana Afonso Ribeiro Xavier de Carvalho, Nova Brasilândia – Rafael Depra Panichella e Jaru – Eder Maifrede Campanha. Os defensores públicos que atuavam nessas comarcas foram remanejados para outras localidades.

“Levar a Defensoria Pública aos municípios mais distantes para que a população mais pobre tenha acesso à assistência jurídica gratuita faz parte do nosso projeto de interiorização da instituição”, declarou o defensor público-geral do Estado, Antônio Fontoura Coimbra.
O defensor geral afirmou que mesmo com a contratação desses membros substitutos a instituição ainda terá déficit de 78 profissionais para completar os 144 cargos de defensor público existentes.

No último concurso realizado pela instituição foram aprovados 67 candidatos – desses, a administração superior já contratou 44.
A Defensoria depende agora de orçamento para chamar o restante.



Deixe o seu comentário