Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:52:54
Diário da Amazônia

DRS recebe mais de 150 equipamentos

Delegacia Regional de Saúde orienta como ter acesso ao equipamento ortopédicos.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/07/2017 às 05h05min

Mais de 150 unidades de materiais ortopédicos foram entregues nesta semana

A Delegacia Regional de Saúde (DRS) unidade de Ji-Paraná recebeu esta semana mais um carregamento de equipamentos ortopédicos, provenientes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através do Programa de Meios Auxiliares de Locomoção (Promal), já tendo iniciado a distribuição aos municípios que fazem parte do polo central do Estado. A informação foi dada ontem (21), pelo delegado de saúde regional, Ivo da Silva.

Para obter o benefício, o interessado deve procurar a Secretaria de Assistência Social da sua cidade, no mínimo, com 30 dias de antecedência.

De acordo com o delegado de saúde, esta semana chegaram o primeiro carregamento com 153 unidades de materiais ortopédicos, entre os quais, cadeiras de rodas, muletas e cadeiras de banho. Dos 153 equipamentos, 71 ficou com o município de Ji-Paraná, 18 com Mirante da Serra, 42 com Jaru e o Distrito de Tarilândia, Presidente Médici (06), Ouro Preto (01), São Francisco (09) e Alvorada d’Oeste. Outras 26 unidades restantes também estão sendo entregues. Para a próxima semana, outro carregamento com mais 100 unidades, estará sendo entregues pela secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na delegacia de Ji-Paraná.

Programa

Ivo da Silva, ainda explicou que “para a pessoa portadora de alguma deficiência, seja por motivo de saúde e/ou acidente que esteja necessitando de um equipamento ortopédico conseguir o benefício, deve primeiro procurar a secretaria de Assistência Social de sua cidade, portando todos os seus documentos pessoais, comprovante de residência, e ainda o laudo médico que comprove a sua necessidade”, disse. Ainda na secretaria é elaborado o Requerimento, e este, encaminhado para a DRS de onde é enviado à Secretaria de Estado de Saúde Programa de Meios Auxiliares de Locomoção (Promal). Entre o requerimento e a entrega, a média de tempo é de 30 dias.

Comissão

Também nesta semana foi realizada a última reunião Comissão de Intergestores Regional (CIR), na sede da delegacia sob a presidência do secretario de Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuvek, quando vários assuntos que implicam diretamente na funcionabilidade das secretarias que são debatidos, entre os quais, discussão sobre a liberação de emendas parlamentares, ações de saúde dos programas elaborados pelas secretarias de origem, informações e portarias, entre outros. A próxima reunião está agendada para acontecer no dia 1 de agosto.



Deixe o seu comentário