Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:17:36
Diário da Amazônia

Durante matrículas, pais não enfrentam filas

Reordenamento da Secretaria de Educação de Ariquemes facilita o procedimento

Por Redação
A- A+

Publicado: 18/01/2019 às 10h48min

Sem filas, sem acampamentos, pátios praticamente vazios e secretarias com atendimentos tranquilos. Está sendo assim o período de matrículas nas 26 unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Ariquemes, que este ano ocorre entre os dias 16 e 18 de janeiro. Um alívio para quem trabalha e precisa garantir a manutenção dos filhos na escola. “Foi tranquilo, não precisei dormir (na fila) nem nada”, afirmou o vigilante Nelson Severino ao matricular o filho na Escola Municipal Mário Quintana, localizada no setor 04.

O atendimento ágil está sendo viabilizado nas 26 unidades escolares do Município. – Foto: Divulgação

A dona de casa Vangleide Santos também não encontrou dificuldades ao procurar a Escola Municipal Dirceu de Almeida, no setor 06. “Foi tranquilo, não tinha fila, quem era preferencial já chegava e fazia. Tranquilo”.

Mas há dois anos a realidade era bem diferente, alguns pais chegavam a dormir por vários dias seguidos em acampamentos, na esperança de uma vaga que nem sempre conseguiam efetivar. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) pôs fim ao problema através de readequações feitas com, pelo menos, três meses de antecedência. O trabalho foi realizado por meio de duas chamadas escolares, a primeira em dezembro e a última no início de janeiro. Segundo a Secretária da pasta, Cleuzeni Maria de Jesus, com o levantamento da demanda por zoneamento, a Semed disponibilizou as vagas e divulgou os resultados nos canais oficiais da prefeitura na internet.

“Em 2017, logo em janeiro, quando assumimos, o prefeito presenciou alguns acampamentos nas escolas e creches, e com o conhecimento dos anos anteriores, fizemos o compromisso de acabar com esse problema. Nós trabalhamos em cima destes dados, das aflições destes pais para conseguir vaga e a estratégia foi mapear os alunos que nós tínhamos na rede e fazer o levantamento de demanda por bairros, para realocação mais perto de suas residências”, explicou Cleuzeni.

ESTATUTO

A medida, amparada legalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Art 53, IV), agradou os pais que depois só precisaram efetivar a matrícula na escola mais próxima de casa. “Tranquilo, perfeito. Foi dentro do esperado, rápido e sem burocracia”, concluiu a dona de casa Marineide Talau, sobre o atendimento recebido na Escola Municipal Eva dos Santos, no setor 01.



Deixe o seu comentário