Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:17:00
Diário da Amazônia

Egresso da Facimed e fundador da Laec é aprovado em concurso

Léo tomará posse como enfermeiro no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 27/03/2019 às 10h00min

Léo Christyan Alves de Lima, egresso do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) fez história na instituição, em 2015 ainda quando cursava os últimos períodos da graduação, fundou a 1ª Liga de Enfermagem do interior do Estado e a 2ª de Rondônia, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia da Facimed (Laec).

Léo Christyan foi aprovado e trabalhará no Heuro. – Foto: Divulgação

“Tive a ideia de fazer a liga após uma extensão universitária em Monte Negro, onde a maioria dos estudantes de medicina faziam parte de Ligas acadêmicas, então procurei saber o seu funcionamento e se havia ligas de enfermagem, me surpreendi, pois na época havia apenas uma em Porto Velho. Conversei com meu grupo de amigos e concordamos em formar a diretoria, todos com sua determinada função estabelecida em estatuto interno. Foram cerca de seis meses de desenvolvimento até divulgarmos o primeiro processo seletivo e iniciarmos as atividades no início de 2016, onde já de início pude perceber o interesse dos ligantes em se aprofundar sobre a Cardiologia, realizando projetos de ensino, extensão e pesquisa científica, que são a base para uma liga acadêmica”, destacou.

Em 2016, Léo terminou a faculdade e logo foi aprovado na Residência em Urgência e Trauma do Hospital Regional de Vilhena, durante os dois anos atuou nos setores de pronto-socorro, clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva do hospital. “Poder trabalhar nesses setores críticos durante dois anos foi de intenso aprendizado prático e resiliência”, disse.

Antes mesmo de concluir a Residência, o enfermeiro prestou seu 1º Concurso Público, da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) e foi aprovado, Léo tomará posse como enfermeiro no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

Neste ano o enfermeiro conquistou uma vaga para o curso de Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Acre. Léo conta que seguiu os ensinamentos e conselhos dos professores logo da graduação. “A professora explicou a evolução do aprendizado desde a graduação, especialização, mestrado e doutorado”.



Deixe o seu comentário