Porto Velho/RO, 31 Março 2024 22:42:28
RONDÔNIA

Eletrobras divulga balanço do leilão

Leilão de bens inservíveis destinados a empresas recicladoras.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/05/2016 às 15h59min

As companhias devem desmontar, descaracterizar e realizar a destinação final

As companhias devem desmontar, descaracterizar e realizar a destinação final

A Eletrobras Distribuição Rondônia e as outras cinco distribuidoras da Eletrobras realizaram, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, o maior leilão de bens inservíveis destinados a empresas recicladoras de todo o país, certificadas pelos órgãos ambientais competentes.

No “leilão sustentável” foram arrematados materiais como postes, cruzetas, transformadores, cabos, medidores de energia, baterias, pneus, entre outros. Tudo foi leiloado mediante a aplicação de critérios de logística e manufatura reversa, nos quais as empresas são obrigadas a coletar os materiais nas bases operacionais das distribuidoras e transportar até a sede da recicladora. Após o deslocamento, as companhias devem desmontar, descaracterizar e realizar a destinação final de todos os componentes com o retorno dos insumos à cadeia produtiva.
Isso contribui para a redução da demanda por matéria-prima para a fabricação de novos materiais e equipamentos elétricos e os impactos ao meio ambiente. Serão emitidos relatórios de rastreabilidade do material enviado para as recicladoras e os certificados de destinação final dos insumos resultantes da manufatura reversa.
O leilão contou com os “Lotes a gerar”, procedimento embasado no modelo sustentável usado pela “Logística e Manufatura Reserva”, no qual é prevista uma demanda a ser coletada no período de um ano após a realização do leilão. Assim, é assinado um contrato com a recicladora para a coleta dos materiais inservíveis sempre que for reunida uma determinada quantidade nas bases operacionais, para que haja a redução do acúmulo de sucatas nos almoxarifados, liberação de espaços internos e a organização nas áreas de armazenagem. (AI)



Deixe o seu comentário