Porto Velho/RO, 21 Março 2024 01:20:10
Diário da Amazônia

Em Cacoal, diagnóstico é feito no rio Pirarara

Moradores do bairro Floresta fizeram caminhada e mobilizam ações de recuperação.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/09/2017 às 05h25min

No dia de 7 setembro houve a primeira caminhada ecológica em defesa do rio Pirarara

Os membros da Associação Comunitária do Bairro Floresta (Ascobaflor) promoveram mais uma caminhada, na manhã de ontem (15) no entorno do rio Pirarara. O objetivo é promover um diagnóstico da situação do rio, para dar início as ações de recuperação. No dia de 7 setembro houve a primeira caminhada ecológica em defesa do rio, quando os problemas e poluição foram mostrados às pessoas que participaram.

Durante a caminhada de diagnóstico, participaram moradores e representantes de instituições públicas do município.
De acordo com o presidente da Ascobaflor Marcelo Garcia, o projeto Reviver Pirarara surgiu da iniciativa de moradores que vivem próximo ao rio. Eles se mobilizaram para chamar a atenção do poder público e principalmente conscientizar a população para cuidar e preservar o Pirarara. “É preciso cuidar do rio, pois se continuar como está dará muitos prejuízos para as pessoas que moram próximo e para as futuras gerações, o objetivo da associação é captar recursos para recuperar o rio no todo da nascente até o desaguar no Machado”.

Dentro do rio e nas margens, o que não faltou foi lixo, o que contribui com a poluição. Para o conselheiro do Meio Ambiente, Vilmar Kemper, é preciso a conscientização de todos para preservar o rio. “Essa ação de limpeza é importante, mas não é o bastante. É preciso que haja conscientização dos moradores que parem de jogar lixo dentro do rio, pois esse lixo demora muito tempo para se decompor e isso prejudica o rio”, destacou.

A iniciativa é muito importante, segundo a Defesa Civil, tendo em vista que todos os anos famílias ribeirinhas sofrem no período chuvoso, com enchentes. A prefeitura de Cacoal está com um cronograma de limpeza, que deve iniciar a limpeza e recuperação do rio no próximo dia 22 de setembro.



Deixe o seu comentário