Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:25:23
Diário da Amazônia

Em tempos de fake News, Jornalismo da UNIR lança site de checagem

Iniciativa Aruana tem a participação de alunos, professores e jornalistas formados pela universidade

A- A+

Publicado: 05/05/2020 às 10h52min

Professor Sandro Colferai, que coordena a Iniciativa Aruana de Checagem (Foto: Divulgação)

A suspensão das aulas na Universidade Federal de Rondônia, UNIR, não tem significado a paralisação das ações da universidade, especialmente para um grupo de alunos do curso de Jornalismo. Ao longo do mês de abril, trabalhando de modo remoto, vários dos alunos, professores e egressos voluntários, organizaram e colocaram no ar o site www.checagem.unir.br, ou a Iniciativa Aruana, que faz a checagem de fatos, notícias jornalísticas e conteúdos de redes sociais, que circulam ou tenham como tema o Estado de Rondônia.  

Entre os alunos estão Camila Pinheiro e Eduarda Mendonça, ambas do primeiro ano de Jornalismo e que se ligaram à Aruana desde o princípio. “É uma grande oportunidade de entender melhor este mundo do jornalismo e, ao mesmo tempo, contribuir a partir desta área para uma sociedade com menos desinformação”, explica Camila. É também o que pensa Eduarda: “Estamos no começo do curso, e não dá pra se desligar da universidade por causa o isolamento social. E agora, além de seguir pensando sobre o jornalismo, estamos vivendo um pouco disso tudo na prática”. 

Na prática, como explica o professor Sandro Colferai, que coordena a Iniciativa Aruana de Checagem, o que há é uma redação virtual, como cada um dos pelo menos dez envolvidos trabalhando de suas casas, mas em contato permanente. “Talvez o que estejamos vivendo agora seja uma amostra do que será o mundo do trabalho muito em breve, e encontrar modos de fazer isso gerando informações úteis, verificando fontes e coordenando ações em grupos, ajuda a preparar nossos alunos para o que virá”, avalia o professor. 

A Iniciativa Aruana é parte da Agência Experimental de Comunicação, ligada ao curso de Jornalismo da UNIR, que tem como principal objetivo propor soluções neste campo. E neste espaço de experimentação, como diz o professor Sandro, os alunos podem testar e demonstrar suas habilidades. “Muitas coisas que temos em mente, e que sabemos fazer, são colocadas efetivamente à prova na agência e na Aruana. E os resultados começam a aparecer, o que tem nos deixados todos muito animados”, garante Lucas Vinícius, que tem sido o responsável por toda a comunicação visual da Aruana. 

O que é checagem? 

A checagem de fatos é uma premissa básica do trabalho jornalístico, pois trata-se de conferir a veracidade das informações que são dadas por políticos, diretores de empresas ou órgãos públicos ou mesmo por cidadãos comuns. Toda a qualquer notícia deve ter seus dados verificados. E, para além disso, no contexto contemporâneo, com a circulação de conteúdos e de notícias potencializados pelo meio digital, e a rapidez que isso tem exigido dos profissionais jornalistas, além das possibilidades de criação e compartilhamento de informações por qualquer pessoa, a verificação tem se tornado ela mesma uma nova área específica de atuação do jornalismo. Trata-se de confirmar se o que é publicado é 100% fato, se contêm algum exagero, algum dado inflado ou diminuído, a fonte de certa informação, o método de coleta de um dado ou estatística, por exemplo. 

Para acessar: www.checagem.unir.br

Para sugerir checagem: [email protected] 

Fonte: Unir



Deixe o seu comentário