Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:20:16
Diário da Amazônia

‘Entre a Natureza e o Artifício’ continua na casa Ivan Marrocos

Durante a semana, o espaço fica aberto das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas; no sábado, das 8 às 12 horas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/06/2019 às 08h29min

A exposição individual “Entre a Natureza e o Artifício”, de Maurício Valladares, permancerá aberta ao público até o dia 17 de junho, na Galeria Afonso Ligório (GAL), na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Durante a semana, o espaço fica aberto das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas; no sábado, das 8 às 12 horas.

A curadora é a artista plástica Margot Paiva, diretora da Casa de Cultura.

Maurício Valladares é arquiteto renomado na capital. Sua veia artística vem sendo lapidada através de diversas gerações de sua família – seu bisavó J. Carlos foi artista plástico.

Ele (avô) atuou como cartunista e ilustrador, produzindo as capas das principais revistas nacionais dos anos 20 aos 50. “Naquela época as capas eram feitas à mão”, declarou o Maurício.

O artista plástico é filho do engenheiro Sebastião Valladares, família de pioneiros porto-velhense. Esta é a primeira exposição individual dele. São cerca de 30 obras, além de fotos e uma instalação que remete aos aluviões e aos cipós da Região Amazônica.

“É um conceitual bem contemporâneo”, explicou Margot Paiva,destacando que o artista dispõe de habilidades com predisposição aguçada, onde a importância da arte na sua vida cotidiana é lapidada através de gerações, construindo um caráter sensível e amplo.

A curadora explica que a exposição “é um trajeto quilométrico e sinuoso que nasce no diálogo das linhas arquitetônicas e desemboca nos rios d’Amazônia através de seus cipós e raízes moldados nos aluviões de garimpos e linhas tatuadas nas árvores por seus seringueiros, formando um contraponto de temperatura acinzentada entre a paisagem mutante e a miragem ideal”julho



Deixe o seu comentário