Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:00:09
Diário da Amazônia

Equipe da Saúde visita acampamento do MST

O atendimento neste primeiro contato foi para conhecer o local e seus habitantes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/12/2016 às 07h35min

Moradores de assentamento fizeram consultas e exames

Moradores de assentamento fizeram consultas e exames

O último dia 1º de dezembro, conhecido como o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, foi lembrado de maneira diferente em Nova União. Normalmente a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) organiza na cidade um evento alusivo à data. Desta vez, como estava programada visita ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nas proximidades do Assentamento Margarida Alves, a equipe aproveitou para empreender duas ações: levantar as reivindicações dos acampados e realizar testes rápidos, inclusive de Aids (HIV).

A secretária Renata Martins de Mendonça comandou as ações, contando com a colaboração do pessoal da enfermagem, farmacêutica, médico clínico e agentes comunitários de saúde. Renata conheceu o riacho de onde os habitantes retiram a água para higiene, limpeza e consumo, colocou sua secretaria à disposição dos acampados e agendou compromissos com o grupo para os próximos dias.

O acampamento (ainda sem nome) é formado por cerca de 200 famílias, com população estimada em 600 pessoas, oriundas de Urupá, Nova União, Ariquemes, Porto Velho e de outras regiões do Estado. O atendimento neste primeiro contato foi para conhecer o local e seus habitantes, proferir palestras, anotar reivindicações, entre outros.

Novas ações 

Amanhã (08), a equipe da Semsau voltará ao acampamento, quando haverá vacinações, continuidade dos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e das consultas médicas e esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família. Novas ações devem ocorrer. (AI)



Deixe o seu comentário