Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:46:06
SAÚDE

Cemetron mantém alerta contra o coronavírus

Devido ao registro de casos de doença causada pelo coronavírus em todo o mundo, Rondônia mantém alerta.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/01/2020 às 14h54min | Atualizado 30/01/2020 às 18h12min

Foto: Roni Carvalho

Por conta do aumento do número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil, Rondônia mantém esquema de alerta. No Hospital Cemetron, em Porto Velho, referência na área de doenças infectocontagiosas, a médica Evelyn Pinheiro, que coordena a equipe de epidemiologia do hospital, destacou as recomendações de diagnóstico recebido pelo boletim do Ministério da Saúde. “Estamos nos organizando. É um vírus novo e ainda não recebemos uma orientação completa. Por enquanto estamos seguindo o boletim que o Ministério da Saúde está liberando. Vamos realizar uma palestra para orientar a equipe com as informações do boletim”, pontuou.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o paciente que tem vínculo epidemiológico, ou seja, aquele paciente que viajou para a China ou que teve contato com alguém que viajou e se enquadra como suspeito ele deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Os casos graves serão encaminhados para o Cemetron”, disse a médica, ao destacar que o hospital só atende síndrome respiratória aguda grave.

A médica infectologista Stella Zimmerli, diretora do Cemetron, explica que o hospital possui 24 leitos de isolamento onde os pacientes do surto de H1N1 foram internados. “O coronavírus não muda muito da H1N1, a transmissão é a mesma, por via respiratória, os sintomas são os mesmos de gripe, porém é um vírus que pode causar uma forte pneumonia que pode levar a morte em faixa etária extrema’’, disse.

Entre os dias 3 e 27 de janeiro foram analisados no Brasil pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) 7.063 rumores, sendo que 127 rumores exigiram a verificação. Entre 18 e 27 de janeiro a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu a notificação de 10 casos para investigação. De 10 casos, somente (1) se enquadra na definição de quadro suspeito, os demais apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios, segundo o boletim do Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira (31), às 8h30, o secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, e a diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, recebem a imprensa para falar sobre as ações de monitoramento do coronavírus em Rondônia.



Deixe o seu comentário