Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:59:53
VARIEDADES

Escritora acusa plágio em novela das nove e pede por danos morais

A Globo acaba de acumular mais uma polêmica para lidar com a novela “O Sétimo Guardião”. Após um dos alunos de Aguinaldo Silva..

Por Yahoo
A- A+

Publicado: 26/03/2019 às 11h48min

A Globo acaba de acumular mais uma polêmica para lidar com a novela “O Sétimo Guardião”. Após um dos alunos de Aguinaldo Silva exigir seus direitos como coautor da trama, a escritora Barbara da Cunha Coelho Rastelli, autora do livro espiritualista “As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo”, resolveu procurar a Justiça para acusar a emissora carioca e os autores da obra de plágio.

Em entrevista ao Yahoo, a advogada Daniele Rabello, do escritório Velith e Barbosa Advogados Associados, explicou que Barbara pede inicialmente a quantia de R$ 150 mil por danos morais. “O dano material a gente não tem como mensurar ainda porque não temos acesso aos contratos, ao que a Globo pagou para o escritor e o que tem recebido por patrocínio. Mas a gente quer que tudo isso seja apurado por uma perícia”, explica.

Segundo a profissional, Barbara notou as semelhanças entre o folhetim e seu livro de ficção desde os primeiros capítulos exibidos na Globo, mas imaginou que tudo não passava de uma coincidência. Depois, com o desenvolvimento da trama, a escritora concluiu que realmente foi copiada e resolveu ir atrás dos seus direitos.

“A gente fez análise de capítulo por capitulo, de página por página. Fizemos um comparativo mesmo. E o curioso é que no livro dela o gato é um lobo. Quando começaram os anúncios, a novela ia se chamar ‘Enquanto Seu Lobo Não Vem’. Depois passou por modificações, mas o nome anterior era esse”, argumenta Rabello.

O livro, segundo a profissional, foi enviado para a Globo pela própria autora bem antes de “O Sétimo Guardião” ser anunciada e Barbara guarda o comprovante da encomenda até hoje. A escritora acredita que Aguinaldo Silva possa ter usado o livro como base nas aulas do curso de roteiristas ministrado por ele. Foi durante essas aulas, inclusive, que surgiu a sinopse da novela.

O outro lado

Silvio Cerceau, que entrou com processo para reconhecer seus direitos como coautor da atração assim que o folhetim estreou, afirma que a história surgiu durante o curso e garante que Aguinaldo Silva nunca levou o livro de Barbara Rastelli para as aulas. “A princípio, a ideia do Aguinaldo era que fizéssemos um remake da novela ‘O Outro’ (1987). Mas, quando chegou lá, vários alunos deram sugestões, apresentaram ideias, e decidimos fazer uma história de realismo fantástico”, diz ele.

Ainda segundo Silvio, enquanto um aluno falava sobre a fonte mágica, outro descrevia o gato e assim por diante. “Fico surpreso em saber que essa moça esteja acusando a novela de plágio porque eu estava com os 25 alunos e tudo surgiu lá. Vi com os meus próprios olhos, participei. Não posso dizer que ela está mentindo, mas tenho certeza que a ideia não foi levada de fora”, argumenta.

Na manhã desta terça-feira (26), Silvio disse que procurou os colegas do curso para saber se algum deles já tinham ouvido falar no livro de Barbara e confirmou que ninguém sabe quem ela é. “Seria muita indelicadeza e falta de ética ter levado a ideia de outra pessoa para as aulas. Em momento algum digo que ela esteja mentindo, mas acho a história estranha. Todo mundo pode processar todo mundo, só que a Justiça exige a apresentação de provas concretas”, dispara.

Outro ponto importante, de acordo com o roteirista, é que a publicação, de acordo com o UOL, foi enviada para a Globo, pela própria autora, em 2016. O curso, no entanto, foi ministrado entre o fim de novembro e início de dezembro de 2015. Questionada pelo Yahoo, a advogada de Barbara não soube informar a data oficial do envio da publicação para a emissora carioca.

Procurados, a Globo e o autor Aguinaldo Silva não comentaram o caso até a publicação desta reportagem.



Deixe o seu comentário