Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:48:40
Diário da Amazônia

Estado investe para combater a tuberculose

No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/10/2017 às 06h00min

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) realizou mais uma capacitação para técnicos de Unidades de Saúde de alguns municípios do Estado, visando melhorar o diagnóstico dessa doença, que vem preocupando as autoridades de saúde à nível mundial. A informação é do diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliane. De acordo com ele, foram contemplados os municípios de Jaru, Cerejeiras , Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé e Ji-Paraná.

Nesses locais, o diagnóstico não era realizado por falta de profissionais treinados. Com essa capacitação será possível a implantação nesses municípios, ampliando a rede de laboratórios que realiza diagnóstico para tuberculose no interior do Estado, relata Tagliane. Os técnicos também receberam orientações de como funciona na capital o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) que é um novo método molecular que detecta o Mycobacterium tuberculosis e resistência à Rifampicina, em duas horas, com sensibilidade de 99% de detecção. O treinamento foi realizado com apoio da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Segundo Tagliane, durante o curso, foram abordados os temas relacionados à importância do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Rondônia, os dados Epidemiológicos do Estado de Rondônia, sobre o Mycobacterium tuberculosis (Taxonomia, características, transmissão, sintomas, exames), ao teste rápido molecular para Tuberculose (GeneXpert), treinamento prático da Baciloscopia da Tuberculose e Biossegurança.

No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.



Deixe o seu comentário