Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:42:55
Diário da Amazônia

Estado registra baixo risco de febre amarela

O último caso confirmado da doença em Rondônia foi registrado em 2001.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/01/2018 às 06h10min

Pimentel afirma que não há qualquer suspeita da doença (Foto: Ítalo Ricardo / Secom-RO)

Rondônia está entre os Estados com baixo risco de contaminação por febre amarela, conforme dados apontados pelo setor de estatísticas do Ministério da Saúde (MS). A informação foi dada ontem (18) pelo secretário estadual Williames Pimentel, em Porto Velho. Ele descarta informações de que haveria macacos mortos na região de São Carlos – baixo Madeira –, e possíveis suspeitas de que estes animais teriam morrido por febre amarela silvestre.

Trabalho

De acordo com o secretário, Rondônia vem superando a meta de vacinação desde 2014. O trabalho de vigilância é feito em vários períodos do ano e sempre que há informações de animais mortos. Além do trabalho de campo, o controle é feito também com a retaguarda do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) que investiga pacientes com sintomatologia parecida com a febre amarela.

O último caso confirmado da doença no estado de Rondônia foi registrado em 2001, em Porto Velho. “Não há qualquer suspeita de que a doença, embora silvestre, tenha acometido animais e pessoas no Estado”, afirma o secretário.

Ele tranquiliza afirmando que há hoje no Estado cota de vacina suficiente para atender à demanda, embora a maioria da população já tenha sido imunizada.



Deixe o seu comentário