Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:28:11
Diário da Amazônia

Estado se destaca em avaliação educacional

Rondônia é avaliado como o segundo Estado a obter as melhores notas na Região.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/11/2016 às 06h50min

A Avaliação Nacional da Alfabetização coloca Rondônia como destaque em toda a Região

A Avaliação Nacional da Alfabetização coloca Rondônia como destaque em toda a Região

Rondônia está em segundo lugar na região Norte entre os Estados com melhores notas na Avaliação Nacional da Alfabetização, segundo a coordenadora estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Rondônia, Sandra Sara Antunes.
O exame analisa e classifica o desempenho dos estudantes em cinco níveis, sendo o nível 5 aquele em que se atinge um grau satisfatório, levando em conta que a ANA indica o reflexo do pacto em sala de aula.

No último relatório publicado pelo Ministério da Educação, a região Norte aparece apenas com 4% dos estudantes classificados no nível 5 em habilidade na escrita, porém 39% alcançaram o nível 4.

Rondônia teve apenas 3% no nível 5 e 57% no nível 4. Quanto a leitura, a maioria dos estudantes rondonienses (39%) alcançou apenas o nível 3, outros 31% o nível 4 e apenas 8% o nível 5. No Estado, mais de 10 mil alunos estão matriculados no 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental.

Nos dias 10 e 11 deste mês, educadores de Rondônia participaram da quarta edição do curso de formações dos orientadores de estudo. A iniciativa faz parte eixo de ‘‘Formação continuada de professores alfabetizadores’’ do pacto. De acordo com coordenadora estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Rondônia, Sandra Sara Antunes, os conhecimentos adquiridos durante o curso são repassados aos professores para aplicação em sala de aula. ‘‘A formação aconteceu simultaneamente em cinco polos: Porto Velho, Ariquemes Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Essa formação envolve educadores da rede municipal e Estadual de ensino porque o objetivo do programa é que as ações funcionem articuladamente. Do Estado participaram 48 orientadores de estudo, 18 coordenadores regionais, além da coordenação local e estadual’’, conta Sandra.

A orientadora de estudos da rede municipal de ensino em Porto Velho, Marina Aparecida Gondin, aponta que um dos principais desafios é mudar a forma como os professores trabalham a alfabetização em sala de aula.



Deixe o seu comentário