Porto Velho/RO, 22 Março 2024 22:20:49
Diário da Amazônia

Estatística da Polícia Militar mostra a segurança em Buritis

Contradizendo as informações divulgadas pelo instituto Mapa da Violência, referentes aos anos de 2008 a 2012, a Polícia Militar de..

A- A+

Publicado: 02/02/2015 às 08h32min | Atualizado 17/11/2018 às 23h44min

Contradizendo as informações divulgadas pelo instituto Mapa da Violência, referentes aos anos de 2008 a 2012, a Polícia Militar de Rondônia apresentou durante a semana um quadro estratificando os dados regionais que, de acordo com as informações, esclarecem melhor sobre a situação de segurança pública referente ao município de Buritis, em Rondônia.

Segundo as informações do site da Polícia Militar, o Mapa da Violência 2014, divulgado em novembro último, apresenta dados estatísticos relativos aos anos de 2008 a 2012, e tem como fonte das informações o SIM/SVS/MS – Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Desta forma, o Mapa da Violência apenas considera informações relativas ao crime de homicídio, não retratando a verdadeira situação da segurança pública, uma vez que não analisa as demais ocorrências criminais, e ainda, utiliza a base de dados do Ministério da Saúde, que muitas vezes apresenta divergências com os dados concretos registrados pelas Instituições de Segurança Pública”.

As informações divulgadas pelo instituto Mapa da Violência, no final do ano passado, apontava que o município de Buritis, em Rondônia, subia no raking das cidades ma

Para a Polícia Militar, a situação da violência no município de Buritis foi amenizada com redução de vários índices

Para a Polícia Militar, a situação da violência no município de Buritis foi amenizada com redução de vários índices

is perigosas do País, classificada entre as 11 primeiras com maior índice de homicídios. Buritis também ocupava o topo da classificação para a referência no Estado. A forma de apresentação dos dados são contestados pela Polícia Militar que apresentou estatística referente ao ano passado e anos anteriores.

Planejamento nacional envia tropas para cidades

Os dados estatísticos demonstram a verdadeira realidade da Segurança Pública em Buritis. A presença de equipes da Força Nacional de Segurança Pública naquela cidade faz parte da Operação Defesa da Vida, que está sendo realizada em todos os municípios do Vale do Jamari, para reforçar ainda mais a segurança da região, por solicitação do governo do Estado, através da Sessdec. Conforme o planejamento da Força Nacional, as localidades e períodos das operações são alternados, de maneira a atender todos os municípios.

Assim, trata-se de mais uma ação do governo do Estado para beneficiar a população de Buritis com mais segurança. A Sesdec incluiu o município de Buritis no Termo de Adesão do Estado de Rondônia ao Plano Estratégico de Fronteiras, possibilitando que mais recursos materiais para Segurança Pública sejam destinados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça para aquela cidade, o que já ocorreu no ano de 2014, com o envio de novos armamentos, equipamentos de informática, entre outros materiais.

Mudança

Resultado desta inclusão foi a mudança na denominação da 4ª Companhia de Polícia Ostensiva do 7º Batalhão de Polícia Militar, cuja sede é na cidade de Buritis, que passou para 4ª Companhia de Polícia Ostensiva de Fronteiras – 4ª CIA PO FRON/7º BPM, conforme o Decreto nº 19029, de 16 de julho de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado nº 2500, de 17 de julho de 2014.

Mais mobilidade com Ciclo Patrulha na capital

Com o objetivo de propiciar maior segurança à população nas áreas comercias e praças de Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia realiza o policiamento com a utilização de bicicletas, na modalidade denominada Ciclo Patrulha, onde o policial consegue realizar patrulhamentos em vários pontos da região em curto espaço de tempo. O policiamento com utilização de bicicletas permite aos policiais militares, estarem mais próximos da comunidade, na medida em que facilita a realização de contatos pessoais com transeuntes, moradores, comerciantes e qualquer cidadão que queira apresentar suas demandas de segurança ou solicitar orientações, fortalecendo a filosofia de Polícia Comunitária.  Em Porto Velho, a Ciclo Patrulhas é realizada por policiais militares do 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar. A atuação do 5º Batalhão compreende as áreas comercias e praças localizadas no perímetro formado pelas avenidas Amazonas, Mamoré, Guaporé e Calama, com destaque especial ao Parque da Cidade. O 1º Batalhão atua nas avenidas Farquar, Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Jatuarana, Sucupira, Campos Sales, Geraldo Siqueira, Tancredo Neves, Miguel Calmon e Praça Aluízio Ferreira. Uma das metas do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Fernando Luís Brum Prettz, é aumentar a Ciclo Patrulha na capital e também no interior do Estado, pois este tipo de policiamento foi muito utilizado em Ji-Paraná e região, quando ele comandava o 2º Batalhão PM, daquela cidade, entre 2000 e 2002, e a experiência naquela época foi muito positiva para o policiamento comunitário preventivo.

Buritis agregava dados de jacinópolis

Embora a estatística da PM/RO apresente maior número de ocorrências, é importante informar que até o final do ano de 2012, os homicídios ocorridos em Jacinopólis e Rio Pardo eram registrados em Buritis, sendo contabilizados na estatística do município. Em janeiro de 2013, o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e a PM/RO ativaram dois novos Grupamentos da Polícia Militar, sendo um em Jacinopólis (70 quilômetros de Buritis) e outro em Rio Pardo (80 quilômetros de Buritis), fato que foi decisivo para a pacificação da região, resultando numa grande redução nos crimes de homicídios praticados em Buritis. É possível constatar que em 2013 ocorreu uma redução de 60% nos crimes de homicídios em relação a 2012 (diminuindo de 40 para 14).  Em 2014, a redução foi de 43% (diminuindo de 14 para 8). Podemos concluir que a violência, principalmente no crime de homicídio, apresenta indicativos de redução continuada, demonstrando que o trabalho realizado na área de Segurança Pública tem alcançado os objetivos desejados na diminuição da criminalidade na região.

Redução de número da violência

A estatística da PM demonstra que a redução não ocorreu apenas no crime de homicídio, e sim nas principais ocorrências policiais registradas em Buritis. O reforço no efetivo dos policiais militares enviados para Buritis e região, em janeiro de 2013, resultou numa maior prevenção de crimes, e como consequência, diminuiu em 28% o total de ocorrências registradas no ano de 2014 em relação a 2013. Outros dados estatísticos, demonstram o trabalho dos policiais militares no combate à criminalidade, realizando abordagens para apreender armas de fogo, recuperar veículos roubados, prender foragidos da justiça e apreender drogas. Estas ações policiais preventivas contribuem diretamente para diminuir ações criminosas, e em consequência aumentou a segurança da comunidade.



Deixe o seu comentário