Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:21:17
SAÚDE

Falta de médicos prejudica atendimento na Upa Leste

Os pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona leste de Porto Velho na noite de quinta-feira (08) reclamam que..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/07/2020 às 14h28min

Os pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona leste de Porto Velho na noite de quinta-feira (08) reclamam que não conseguiram ser atendidos pela falta de médicos na unidade. Segundo os funcionários do local no período da tarde e noite havia somente um médico trabalhando na unidade, no plantão da emergência.

As UPAs da Zona Leste e Zona Sul da capital foram inauguradas em 2012. As duas unidades são destinadas ao atendimento de urgência e emergência, além de triagem para possíveis encaminhamentos para o Pronto-Socorro João Paulo II em casos mais graves e também possui leitos hospitalares disponíveis para atendimentos a pacientes com Covid-19 e outras doenças.

De acordo com a assessoria da Prefeitura no período mencionado na matéria a UPA leste atuou com três médicos por turno, ou seja, tarde e noite.

A assessoria informou que nesse período, foram realizados 204 atendimentos, sendo 20 de emergência e 52 de urgência. Outros 64 acolhimentos realizados em pacientes classificados como verde, ou seja, pouca urgência e 43 não urgentes. Também destacou que no período noturno a UPA Leste recebeu um paciente em estado grave, que passou por um processo de entubação difícil e foi necessário mobilizar grande parte da equipe do plantão para assegurar a vida do paciente. E salientou que nos últimos dois meses a UPA Leste atendeu 13.847 mil pacientes, sendo 8.177 em maio e 5.670 em junho. A unidade também passou por ampliação do número de leitos, de cinco para 19, sendo 08 equipados com ventiladores pulmonares.

Segundo a assessoria a prefeitura de Porto Velho, através da Semusa, vem trabalhando diariamente para aprimorar o acolhimento do paciente na rede de saúde municipal.



Deixe o seu comentário