Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:48:48
RONDÔNIA

Feira agroecológica é inaugurada

Depois da implantação da primeira unidade demonstrativa de horta agroecológica, a prefeitura de Porto Velho inaugurou na última..

A- A+

Publicado: 16/12/2014 às 04h34min | Atualizado 28/04/2015 às 10h01min

Depois da implantação da primeira unidade demonstrativa de horta agroecológica, a prefeitura de Porto Velho inaugurou na última sexta-feira, 12, a “Feira de Sabores”, iniciativa idealizada pelo prefeito Mauro Nazif que visa incentivar o comércio dos produtos da agricultura familiar cultivados sem o uso de agrotóxicos ou de adubos sintéticos.

Feira funciona no pátio da Secretaria de Agricultura, na zona Leste de Porto Velho  Divulgação/Diário da Amazônia

Feira funciona no pátio da Secretaria de Agricultura, na zona Leste de Porto Velho Divulgação/Diário da Amazônia

A feira, que funciona no pátio da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), localizada, na rua Mário Andreazza, no JK III, na zona Leste, faz parte do PFPA (Programa de Fomento à Produção Agroecológica do Município de Porto Velho).

“A ideia é trabalhar a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares de uma forma sustentável, sem agressão ao meio ambiente. Esse projeto da feira está lincado com os das hortas agroecológicas.

É nessa feira que a produção agroecológica será exposta para venda ao público”, explicou o secretário Leonel Bertolin, da Semagric.

O secretário adiantou que a intenção do prefeito Mauro Nazif, ao lançar o Programa de Fomento à Produção Agroecológica, foi a de garantir aos porto-velhenses o consumo de produtos saudáveis, de boa qualidade livre de pesticidas e com agregação de valor para melhorar a renda dos produtores rurais.
No entanto, o secretário admitiu que o custo para trabalhar esse novo sistema de produção ainda é alto, mas a Semagric trabalha no sentido de reduzir esse custo para tornar a agricultura agroecológica acessível aos produtores rurais.

Com essa redução será possível inserir mais agricultores familiares no programa contribuindo para a conservação da biodiversidade local e o equilíbrio ecológico.

“O prefeito visa o agronegócio como uma alternativa importante para o desenvolvimento econômico do município. E a determinação dele é encontrarmos meios de baratear esse custo para ampliar a feira com a participação de mais agricultores. E estamos em busca de novas tecnologias para conseguir esse barateamento”, disse.



Deixe o seu comentário