Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:36:34
RONDÔNIA

Fenatracoop inaugura sede em Porto Velho

Sede da Delegacia Sindical deve oferecer benefícios aos trabalhadores cooperados.

Por Cíntia Valadares Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/05/2015 às 03h25min | Atualizado 14/05/2015 às 14h58min

Cerca de três mil colaboradores distribuídos em 11 ramos de cooperativismo serão beneficiados com a Fenatracoop

Cerca de três mil colaboradores distribuídos em 11 ramos de cooperativismo serão beneficiados com a Fenatracoop

Na manhã de ontem, 13, foi inaugurada a Sede da Delegacia Sindical da Fenatracoop (Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil), em Porto Velho. A entidade tem como objetivo oferecer aos trabalhadores de cooperativas de Rondônia, benefícios específicos para cada tipo de cooperativa. A sede da Fenatracoop – RO fica localizada na rua Leonardo da Vinci, nº 4956, bairro Pedrinhas.

De acordo com presidente Nacional da Fenatracoop, Mauri Viana, é preciso se organizar e fazer tratativas com o sindicato patronal e também diretamente com as cooperativas, pois, existe a singularidade. “Uma cooperativa de táxi não pode ter o mesmo instrumento coletivo de uma cooperativa de crédito, assim também como não pode ser igual à de uma cooperativa agrícola. Nós somos especialistas e sabemos os pontos fortes e fracos, por isso, sabemos o que precisamos fazer em Rondônia, para que os colaboradores das cooperativas tenham um tratamento justo”, relatou.

Para o delegado sindical Lucas Salamoni, os ramos cooperativistas têm gerado empregos aos trabalhadores rondonienses e para os trabalhadores que vêm de outros Estados procurando oportunidade de emprego. “Acreditamos que juntos podemos fazer um belíssimo trabalho no estado de Rondônia e fazê-lo ainda mais promissor”

Segundo Salatiel Rodrigues, presidente da OCB – Sescoop (Organização das Cooperativas Brasileiras – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), a Fenatracoop chega em boa hora em Porto Velho, eles têm experiência no ramo, entendem de acordo coletivo, enfim, a federação chega num momento em que crescem as cooperativas e com isso aumenta a geração de emprego e renda. “Atualmente no estado de Rondônia já passam de três mil colaboradores, distribuídos em onze ramos do cooperativismo, um número significativo uma vez que o Estado tem menos de dois milhões de habitantes.

Para o presidente da CoopTaxi (Cooperativa dos Motoristas Autônomos do Estado de Rondônia), a Fenatracoop beneficiará diretamente os funcionários de cooperativas. “Antes da Fenatracoop, os funcionários que trabalham em cooperativas precisavam realizar homologação em outros sindicatos, com a chegada da federação, poderemos resolver tudo em uma sede própria”.

Incremento no pib do estado

De acordo com informações do Sistema OCB/RO, o Estado está se tornando referência no agronegócio cooperativo na região Norte do País. Hoje mais de 150 cooperativas estão registradas no sistema e a maioria delas é do setor de agropecuário.

O cooperativismo incrementa cerca de 5% no valor do Produto Interno Produto do Estado e é um dos maiores geradores de emprego e renda do Estado. “A união faz a força e o diálogo faz o entendimento, portanto a Fenatracoop-RO está junto nessa caminhada pelo sucesso com todos os trabalhadores em cooperativas como também com todas as cooperativas rondonienses, em todos os seus ramos de trabalho”, revela o delegado sindical Paulo Pereira.
O cooperativismo é um sistema que pode garantir o aumento de geração de renda, pois coloca produtos em condições vantajosas.

The post Fenatracoop inaugura sede em Porto Velho appeared first on Portal SGC.



Deixe o seu comentário