Porto Velho/RO, 27 Março 2024 10:51:22
Diário da Amazônia

Festa pelos oitenta anos de Bainha o rei do samba

A comunidade do samba em Porto Velho, festeja na noite deste sábado 18, com o apoio da prefeitura de Porto Velho via Funcultural, o..

A- A+

Publicado: 18/08/2018 às 10h31min

A comunidade do samba em Porto Velho, festeja na noite deste sábado 18, com o apoio da prefeitura de Porto Velho via Funcultural, o aniversário de oitenta 80 anos de idade, do Menestrel do Samba de Rondônia Waldemir Pinheiro da Silva – BAINHA.

Nascido no Forte Príncipe da Beira, ainda criança veio morar em Porto Velho onde sua família fixou residência na avenida Sete de Setembro. Muito jovem, Bainha passou a frequentar as rodas de boemia da Vila Confusão o que lhe rendeu a especialização como músico percussionista. Foi um dos formadores do Conjunto Bossa Nova que se apresentava todos os domingos na “Varanda Tropical” do Porto Velho Hotel. Embarcou na nau dos sambistas e criou a Escola de Samba “Prova de Fogo” que se transformou em “Os Diplomatas”. Atuou como Mestre de Bateria e compositor na escola de samba “Os Pobres do Caiari” além de criar com outros sambistas, a escola de samba “Mocidade Independente do KM-1”.

Compositor de samba de enredo, Bainha viu sua obra ser cantada pelos integrantes das escolas de samba Pobres do Caiari, Diplomatas, KM-1 e por uma escola de Ji Paraná. Bainha tem um acervo musical autoral, de fazer inveja a qualquer compositor das escolas de samba do Rio de Janeiro. Por falar nisso, ele é portelense não apenas por amor, mas, por devoção, tanta é sua paixão pela escola carioca.

Vencedor de vários carnavais com seus sambas enredos, além de ser exímio compositor de marchinhas carnavalescas, tendo como carro chefe o “Hino do Galo da Meia Noite”: Alô seu Cabo Omar… Banda do Vai Quem Quer, Calixto & Cia e bloco Até Que a Noite Vire Dia. Apesar de ser especialista em compor samba enredo, com o advento do Projeto Samba Autoral, Bainha passou a compor também sambas de Partido Alto.

Considerado por todos os sambistas de Porto Velho como Mestre dos Mestres, Bainha é merecedor da homenagem que a prefeitura lhes presta através da Funcultural.

A festa em homenagem ao Bainha está marcada para começar as 19h no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, neste sábado dia 18, com a participação especial da cantora Juliana Diniz que veio do Rio de Janeiro prestigiar a festa de 80 anos do nosso Zé Pereira Bainha.



Deixe o seu comentário